Oficina aborda produção de cupuaçu consorciado e em sistema orgânico em Presidente Figueiredo-AM


Foto: Felipe Rosa

Foto: Felipe Rosa

Com objetivo de divulgar o sistema de produção de cupuaçu em cultivo orgânico consorciado com culturas alimentares, como mandioca, macaxeira e feijão, a Embrapa Amazônia Ocidental coordenou, nesta quinta-feira (13), uma oficina no município de Presidente Figueiredo-AM (distante 104 Km de Manaus).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O evento, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), teve como público-alvo agricultores localizados no Ramal Jardim Floresta, interior do município, que já trabalham no sistema orgânico.

O cultivo do cupuaçuzeiro de forma intercalada com culturas alimentares, além de contribuir para a segurança alimentar, ameniza os gastos iniciais com a cultura do cupuaçu, que terá produção comercial somente a partir do quarto ano após o plantio. O sistema permite realizar rotação de culturas anuais, em conformidade com as necessidades dos agricultores.

A oficina faz parte do projeto ‘Pesquisas e Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento da Cultura do Cupuaçuzeiro no Estado do Amazonas’ e é promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Conta, ainda, com apoio da Unidade Local do Idam em Presidente Figueiredo, Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueira de Presidente Figueiredo (Semada)

Palestras

 Na ocasião, a pesquisadora da Embrapa e coordenadora do evento, Aparecida Claret, palestrou sobre os aspectos relevantes na implantação e condução do pomar de cupuaçuzeiro em sistema orgânico e consorciado com culturas alimentares. “No Amazonas, a oferta de produtos orgânicos nas prateleiras dos supermercados e nas feiras ainda é irregular. Por isso, é necessário incentivar a produção de cupuaçu em sistema de produção orgânica em consórcio com culturas alimentares”, disse.

Durante a oficina, ocorreram também as palestras do coordenador do Projeto Implantação do Sistema Orgânico no Município de Presidente Figueiredo, Helcio Barros Saunier, sobre sistema orgânico e da pesquisadora da Embrapa Rosangela Reis, sobre planejamento da unidade produtiva.

Fonte: Embrapa Ocidental, por Felipe Rosa 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *