Oficina da Fapeam orienta contemplados no Programa Centelha Amazonas 2 sobre prestação de contas técnicas e financeira
Coordenadores e representantes de projetos selecionados no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores–Programa Centelha 2, edital N°014/2021, participaram de oficina promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na sede da instituição, no bairro Flores. A atividade, que ocorreu ontem e hoje (13 e 14/12), buscou orientar os proponentes em relação ao preenchimento de formulários de prestação de contas técnica e financeira no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam).
Durante os dois dias, a equipe técnica da Fapeam esclareceu dúvidas dos participantes, além de demonstrar, na prática, como os coordenadores de projetos devem realizar as solicitações e enviar os formulários no SigFapeam. No workshop, também foram debatidos a questão do remanejamento de recursos, lançamentos de despesas, evidências de gastos, prorrogação de prazos e avaliações de consultores externos, a necessidade de organização do plano de trabalho e o cumprimento dos prazos estabelecidos no calendário do programa.
A diretora técnica-científica da Fapeam, Márcia Irene Mavignier, destacou que a oficina do Centelha é uma das etapas necessárias de acompanhamento dos projetos selecionados. “É necessário estreitar os laços com os empreendedores no sentido de criar uma noção de pertencimento de que esse fomento é para de fato potencializar uma ideia, que possa vir a ser um negócio promissor, e que irá contribuir para o desenvolvimento econômico em uma perspectiva sustentável no nosso estado”, disse.
Centelha Amazonas
Em sua segunda edição, o Programa Centelha Amazonas 2 contratou 35 empresas e mais seis estão em fase de contratação. O Programa Centelha visa estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores e apoiar através da concessão de recursos e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas em empreendimentos, que incorporam novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação Centros de Referência Em Tecnologias Inovadoras (Certi) e, no Amazonas, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Por: Kevin Moraes – Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam