Oficina do PPSUS reúne pesquisadores do Amazonas para definir linhas de pesquisa para nova chamada
A equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reuniu-se com cientistas ligados à área da saúde, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Amazonas, para definir linhas de pesquisa para a nova chamada do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano.
A reunião, em formato online, ocorreu na tarde desta terça-feira (4/6), durante a Oficina de Sensibilização do PPSUS. O Programa tem entre seus objetivos financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde, assim como reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Segundo a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Mavignier, dois formulários já foram trabalhados em conjunto com o Ministério da Saúde e a SES-AM com a colaboração dos profissionais do serviço de saúde para identificar problemas passíveis de serem resolvidos por meio de pesquisa.
“Agora, esse é o momento de chamar a comunidade acadêmica para definir dentro desse elenco de problemas as prioridades para possíveis linhas de pesquisa no edital. Este encontro vai ser para explicarmos o formulário 3 para os pesquisadores, para que eles possam dar suas contribuições, para melhorar cada vez mais a construção do edital para esse programa”, disse a diretora técnico-científica da Fapeam.
Ela comentou ainda que o PPSUS é um programa exitoso, com diversas edições e que o Amazonas sempre participou com excelentes pesquisas, inclusive com boas práticas recomendadas para publicação e a serem introduzidas também no serviço do SUS.
Durante a oficina, o analista do Ministério da Saúde, Leandro Ambrósio, reforçou que os formulários 1 e 2 foram relacionados ao “Levantamento de Problemas de Saúde Prioritários” e “Definição de Problemas de Saúde Prioritários’, respectivamente, e que o formulário 3 consiste no “Levantamento de Linhas de Pesquisas”, com o objetivo de selecionar até 50 linhas de pesquisas.
Na oportunidade, Leandro detalhou o formulário 3 e, em conjunto com a equipe da Fapeam, esclareceu as dúvidas dos pesquisadores. As Linhas de Pesquisa sugeridas deverão estar relacionadas aos problemas prioritários enfrentados pelo SUS local, elencados pela Secretaria de Saúde.
Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam