Oficina mostra como reaproveitar óleo de cozinha
22/10/2010 – Amazonense geralmente gosta de peixe frito, mas será que sabemos qual é o destino desse óleo? O óleo de cozinha tão usado na fritura de bananas, de batatas, de pastéis, de peixes, normalmente depois de utilizado é despejado pelos ralos e vai parar nos igarapés.
Pensando neste prejuízo ambiental foi que a professora de Educação Ambiental na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ana Lúcia Machado, ensinou aos visitantes da Estação Ciência, dentro da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM), como reaproveitar o óleo de cozinha transformando-o em sabão caseiro.
“Essa oficina para reutilização deste resíduo é extremamente importante, porque todo descarte do óleo causa impacto no meio ambiente, e você dando um destino diferente há uma grande contribuição com o meio ambiente, além da economia doméstica", disse Machado. Segundo ela, um litro de óleo utilizado jogado no igarapé pode contaminar até dez mil litros de água, isso causa um impacto muito grande para os seres que vivem e dependem daquele ambiente.
A oficina de reciclagem de óleo é uma alternativa prática e simples para que a população contribua com preservação dos igarapés, já que em Manaus apenas 3% do esgoto recebe tratamento e 11% do lixo é recolhido.
A demonstração de transformar óleo em sabão foi assistida por diversos visitantes da SNCT-AM, a professora de Ensino Fundamental da Escola Estadual Fueth Paulo Mourão, Marcilene da Silva Ijuma, ficou satisfeita com a mostra. "É importante mostrar aos alunos as novas tecnologias, as experiências, as oficinas para os alunos, que assistiram e puderam interagir e aprender”, disse.
A Estação Ciência está aberta ao público em geral, no Clube do Trabalhador do Sesi, das 9h às 21h, até este sábado, 23/10. O clube fica na Alameda Cosme Ferreira, s/nº – Coroado 3.
Saiba como fazer
Ingredientes: 1L de óleo usado e filtrado, 200ml de soda cáustica líquida e 10ml(uma colher de sopa) de essência.
Modo de Preparar: Numa bacia de plástico de aproximadamente 5 litros, misture todos os ingredientes com colher de pau. Quando os ingredientes estiverem homogêneos e apresentarem consistência (semelhante a mingau), coloque em formas ( ex.: potes de margarina) e deixe por 2 dias para secar.
Margarete Rocha e Cristiane Barbosa – Agência Fapeam