Oficina sobre divulgação científica na internet reúne profissionais e estudantes
03/05/2013 – Estudantes e profissionais da área de comunicação discutiram as principais características da divulgação científica na internet durante o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte ( Intercom Norte 213), nesta quinta-feira (02/05), em Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A oficina ‘Divulgação científica na internet’ foi ministrada pela jornalista Eliena Monteiro e pela redatora Jesua Maia, ambas bolsistas do Programa de Comunicação Cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A palestra abordou assuntos como as características do jornalismo online, jornalismo multimidiático, jornalismo científico, pautas científicas no jornalismo diário, Amazônia como pauta, entre outros.
Para Jesua Maia, que também é revisora, a oficina abriu espaço para desmistificar a ciência entre os estudantes que participaram do encontro. "O jornalismo científico ainda é tabu para muitos e a oficina veio para mostrar que não existe dificuldade que não possa ser superada quando há esforço e compromisso por parte do comunicador que quer ingressar se especializar na área", destacou.
De acordo com Eliena Monteiro, a troca de conhecimento entre estudantes e profissionais da comunicação contribui para o pensamento crítico sobre a divulgação científica na região. "Encontros como esse enriquecem nossa profissão. Se por um lado relatamos experiências e mostramos como os autores tratam a divulgação científica, por outro, aprendemos com as vivências dos participantes da oficina", disse.
O Intercom Norte 2013 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, com o intuito de integrar os pesquisadores, de diversos níveis, da Região Norte. O evento é um espaço para as reflexões sobre as temáticas emergentes que investigam as práticas comunicacionais. Este ano, o tema foi ‘Comunicação em Tempo de Redes Sociais – Afeto, Emoções e Subjetividade’.
Agência FAPEAM