Oficinas aproximam estudantes da produção e divulgação de notícias


Alunos do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre participaram de oficinas de rádio, televisão e produção de texto

Fanzines sobre diferentes assuntos, um programa de TV e três programas de rádios. Esse foi o resultado prático das oficinas sobre divulgação em veículos de comunicação, direcionadas aos alunos do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, realizadas de 20 a 22 de outubro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Centro Universitário do Norte (Uninorte).

As ações práticas que fecharam os três dias de atividades aconteceram nos laboratórios do curso de Comunicação Social do Uninorte, no centro de Manaus. Na área de impresso os alunos foram estimulados a criar fanzines (pequenos jornais manuais feitos a partir da montagem e colagem de textos e fotos). Entre os assuntos escolhidos, problemas como segurança e esportes, além da cena cultural da cidade, foram utilizados como temas dos pequenos informativos.

Para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, Rodrigo Travassos e Michelle Costa, a experiência de produzir um fanzine sobre a cena cultural de Manaus demonstrou que fazer este tipo de jornalismo pode ser divertido e, ao mesmo tempo, obrigada a uma reflexão sobre a profissão.

“Nós escolhemos o impresso por intuição e, apesar de nunca termos feito nada parecido, a experiência foi muito boa. Na prática, gostamos da iniciativa e certamente poderemos utilizar o que aprendemos durantes estes três dias em outros lugares”, disse Rodrigo.

Na oficina de TV, os estudantes optaram por produzir um pequeno programa de variedades para debater assuntos como meio ambiente e namoro na adolescência, com direito a uma apresentadora escolhida entre os alunos e uma pequena platéia composta pelos integrantes da oficina.

Para a professora Ana Patricia Lins, que atua na área pedagógica da escola  e acompanhou os estudantes na oficina de televisão, a experiência contribuiu para que eles entendessem o valor das mídias para a sociedade. “Aqui eles tiveram a oportunidade de desenvolver o senso crítico sobre os veículos e entender como são feitos os programas. Dessa experiência, deu para alguns perceberem que esta pode ser uma área a ser escolhida no futuro quando o aluno concluir o nível médio”, avalia.

Assim como o programa de televisão, os programas de rádio também foram gravados em estúdio, aproximando ao máximo a experiência vivida numa rádio. A coordenadora da oficina, professora Edilene Mafra, disse estar satisfeita com o resultado da atividade. “Os programas  criados por eles foram variados envolvendo música, personalidades e informação. Aqui, foi possível perceber os talentos individuais e dos grupos deixando clara a importância do rádio na vida das pessoas”, disse Edilene.

Segundo a coordenadora do Programa Comunicação Científica da Fapeam, Michelle Portela, o objetivo maior das oficinas e do workshop foi proporcionar aos estudantes, uma experiência envolvendo produção e difusão de informação. “A iniciativa, que é parte das atividades da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, faz uso das tecnologias sociais. Com atividades teóricas e práticas, tentamos mostrar que a comunicação é um direito do cidadão e que suas ferramentas podem ser aplicadas em escolas e bairros”, explicou Michelle.

A idéia é que a iniciativa seja repetida em novas oficinas, dessa vez, em escolas localizadas em bairros da cidade de Manaus e envolvendo um número maior de participantes.

Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *