Óleo de cozinha é transformado em sabão ecológico


BENJAMIN CONSTANT (AM) – Uma pesquisa desenvolvida pelos alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no município de Benjamin Constant (distante 1.121 km de Manaus), tem ajudado a diminuir a quantidade de óleo de cozinha e gorduras que são lançadas na natureza. O material foi coletado nas residências e transformado em sabão ecológico.

Denominado “Sabão ecológico: reciclando resíduos gordurosos”, o projeto conta com o apoio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e das secretarias de Educação Estadual (Seduc) e dos municípios onde o programa é realizado.  

Os resultados finais do projeto foram apresentados nesta segunda-feira (09/12) durante o Seminário Final de Avaliação do PCE. A cerimônia ocorreu na Biblioteca Municipal Francisco Soares de Assis. Ao todo, no interior do Amazonas participaram 17 municípios, com 84 projetos concluídos. Em Benjamin Constant foram defendidos sete projetos.  

De acordo com professor do apoio técnico, Olivaldo Filho, a ideia de reciclar óleos e gorduras (sebo de boi) surgiu depois que foi constatado que uma grande quantidade dos produtos era descartada, o que estava ocasionando a contaminação do solo e do rio que passa pela cidade.  A coordenadora do projeto, Liene Lima, disse que o primeiro passo foi visitar a comunidade local para tentar sensibilizar os moradores sobre a importância de reutilizar os resíduos.

“Visitamos todas as escolas para ministrar palestras sobre a importância da reutilização dos óleos, além de lanchonetes, bares e restaurantes da cidade. Nossa meta foi promover mudanças no comportamento dos alunos da rede pública de ensino”, explicou Liene Lima, acrescentando que em pesquisa realizada pelos alunos foi constatado que quase 100% dos moradores não se preocupavam com o destino do óleo. Após o projeto, foi constatado que 83% do público analisado passou a armazenar o produto em garrafas plásticas para reciclagem.

O aluno Billy Jhon Rodrigues disse que foi gratificante participar da pesquisa, pois pôde acompanhar todas as fases do projeto, como de coleta dos resíduos e preparo do sabão ecológico, por exemplo. “Aprendi a importância da reciclagem”, frisou.

O professor Olivaldo Filho relatou que existem comunitários de alguns bairros do município interessados em aprender a fazer o sabão ecológico. Ele afirmou que a equipe está preparando um seminário, por exemplo, para ensinar os moradores do Jacarezinho a preparar o produto. “Queremos difundir o conhecimento a todos os interessados em ajudar a preservar o meio ambiente e quem sabe a ter uma renda extra”, finalizou.

Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *