Paiol da Cultura vira espaço reservado à arte
A arte está presente em todas as partes, porém muitos não têm a oportunidade de mostrá-la ao público. Talvez por timidez ou até mesmo por receio. Mas para quebrar essas barreiras o Paiol da Cultura do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) vem exercendo um papel fundamental na divulgação dos trabalhos de artistas amazonenses e de fora do Estado, residentes ou não aqui. É o que explica o responsável pelo espaço, Ney Amazonas, servidor da Coordenação de Extensão do Instituto.
Segundo Ney, no Paiol da Cultura os artistas têm um local agradável onde podem expôr quadros, telas diversas, fotos, além de também ser utilizado para lançamento de livros, realização de recitais de poesias. Isso tudo de uma forma descontraída para o público local, nacional e internacional, além de servir de descanso após uma caminha pelo Bosque da Ciência. Para cumprir a agenda mensal do espaço dedicado à arte, Ney, literalmente, sai à procura de talentos. “Nosso objetivo é ajudar a divulgar trabalhos de qualidade sejam eles de temas regionais ou não”, explicou.
Apesar de ser um local dedicado à exposições, Ney disse que deseja promover outros tipos de apresentações, como, voz e violão, ou seja, acústicos, além de danças. “Queremos aproveitar toda a capacidade do Paiol da Cultura, o qual comporta aproximadamente 70 pessoas”, ressaltou.
Paiol da Cultura – Antes de ser utilizado para exposições, o local servia como depósito de produtos químicos e inflamáveis, os quais eram utilizados em pesquisas pelo Laboratório de Química do INPA. Após a desativação, o mesmo tornou-se o local ideal para as mostras de arte. Hoje, o Paiol é referência para artistas.
Ney falou que para agendar uma exposição é necessário um contato prévio, conforme o endereço disponível na página da internet: http://bosque.inpa.gov.br/principal.htm. Durante o ano, são expostas uma exposição a cada mês. Mais informações sobre como utilizar o Paiol da Cultura podem ser obtidas pelo e-mail: neyam@inpa.gov.br. Vale destacar que os interessados não pagam pela utilizam do espaço.