País é 35º em ranking de desempenho ambiental
O Brasil está na 35ª posição entre 149 países, de acordo com o Índice de Desempenho Ambiental produzido por especialistas das universidades americanas Yale e Columbia e que avalia medidas sanitárias, política agrícola, emissão de gases de efeito estufa e poluição do ar, entre outras medidas.
O índice foi divulgado no Fórum Mundial de Economia e coloca países europeus no topo da lista ambiental. O Brasil perdeu uma posição em relação à classificação do ano passado, mas o professor Dan Esty estima que houve avanços.
"O Brasil reduziu o desmatamento, está investindo em infra-estrutura de saneamento e só perdeu uma posição por causa de nova metodologia", afirmou. O país que encabeça a lista é a Suíça, o que mais concede subsídios agrícolas no planeta. Os Estados Unidos, que ficaram na 39ª posição, são acusados de ampliar a destruição do meio ambiente com a produção de etanol a partir do milho.
O índice utiliza 25 indicadores de políticas ambientais, poluição do ar, água, biodiversidade e habitat, recursos naturais produtivos, para mostrar como cada país enfrenta os desafios no setor. Um dos melhores exemplos seria a Costa Rica, na 5ª posição, enquanto seu vizinho, a Nicarágua, está na 77ª , diferença atribuída à história de corrupção e investimentos militares.
Mudança climática e meio ambiente estão fortes na agenda em Davos. Pesquisas mostram que mais consumidores aceitam pagar mais para ter produtos que não destruam a natureza. Agricultura, floresta e construção são considerados, junto com a indústria de energia, os maiores responsáveis por mudanças climáticas.


























