País sobe no ranking mundial de produção de conhecimento


O Brasil acaba de alcançar a 13ª posição na classificação mundial em produção científica em 2008, passando de uma produção de 19.436 artigos em 2007 para 30.451 publicações no ano passado. Com este feito, o país ultrapassou a Rússia (15ª) e a Holanda (14ª).

Os dados organizados pelo site Web of Science apontam os  Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Inglaterra como os cinco primeiros colocados, seguidos da França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coréia do Sul. Com esse aumento na produção científica, o Brasil passa a contribuir com 2,12% dos artigos de todos os 183 países.

De acordo com as informações divulgadas no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o desempenho alcançado pelo Brasil é resultado da atuação das universidades e centros de pesquisa que atuam na pós-graduação universitária. Outro fator relevante no desempenho científico brasileiro é o apoio das agências federais e estaduais no fomento à pesquisa e na formação de recursos humanos nos últimos anos, por meio da concessão de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação stricto sensu e a disponibilidade do acesso livre ao conhecimento gerado mundialmente, oferecido, por exemplo, pelo Portal de Periódicos da Capes.

Sobre o Portal – Iniciado em 2000, com 1,8 mil títulos, o Portal de Periódicos da Capes conta este ano (2009) com 13 mil periódicos e 126 bases de dados referenciais e seis bases dedicadas exclusivamente a patentes. Nesse período, o número de consultas ao portal passou de 1.735.606 acessos às bases de texto completo e 1.287.545 às bases referenciais para 21.111.922 textos completos baixados e 39.591.556 pesquisas aos abstracts (resumos) oferecidos pelas bases referenciais, o que totaliza 60.703.478 acessos ao conteúdo assinado.

Cresceu também o número de instituições que fazem pesquisas no portal – de 72 em 2001 para 268 em 2009. A intenção da Capes é incentivar ainda mais a internacionalização da pesquisa brasileira, por meio de acordos com editoras internacionais para permitir o livre acesso no mundo a artigos científicos publicados por autores brasileiros.

Sobre a Capes – Criada em 1951, é uma autarquia do Ministério da Educação, que cumpre papel estratégico na qualidade da educação superior e na formação de mestres e doutores. Em 2007, a Capes passou a investir também na formação de professores da educação básica (educação infantil e ensinos fundamental e médio).

O aumento do número de doutores e mestres é uma das prioridades da política nacional de educação e de ciência e tecnologia do governo federal.

Confira aqui  a evolução dos dados.

Fonte: Ascom Capes

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *