Palestra incentiva a cultura de investimentos em micro e pequenas empresas
Para incentivar a formação de investidores locais na realização de possíveis investimentos e parcerias, a diretora da organização Anjos do Brasil, Maria Rita Bueno, palestrou na noite desta quinta-feira (6) durante o Encontro de Investidores, no Clube do Trabalhador do Sesi, São José I, zona leste de Manaus (AM).
O Encontro – uma realização da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIA), em parceria com a organização Anjos do Brasil e apoio da VIP Investimentos – está inserido nas atividades do V Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas) e faz parte das atividades da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece até hoje (7).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O InovAmazonas tem como objetivo pesquisar, identificar e disseminar estratégias de fomento ao empreendedorismo e inovação. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (Secti–AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Universidade do Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami).
Anjos do Brasil
“Nós somos uma rede aberta de investidores “Anjo”. Nós não somos um grupo pequeno, fechado e localizado como é a maioria dos grupos de investidores. Nós acreditamos que existe um potencial tanto da parte de pessoas que podem investir como Anjo, como da parte de projetos empreendedores do Brasil inteiro. Tem muito mais gente que pode investir do que sabe que pode investir”, explicou Rita Bueno.
Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo engenheiro eletrônico Cassio A. Pina e tem por objetivo fomentar o crescimento do investimento anjo para apoio ao empreendedorismo de inovação.
O termo “anjo” é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar ao empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso.
Além da palestra sobre o funcionamento da Anjos do Brasil, três startups amazonenses apresentaram suas formas de negócios: a Cubo Tecnologia, a Naveggar e a Pra que Rumo, da área de ecoturismo e turismo de aventura no Estado.
SNCT
A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é organizada pela Secti/AM. As atividades acontecem até esta sexta-feira (7) no Clube do Trabalhador do Amazonas Sesi, zona leste de Manaus.
Josiane Santos – Agência FAPEAM
Edição: Lourdes Moraes