Papel tradicional japonês é tema de palestras que acontecem nos dias 19 e 20 de junho
O curso de Letras, Língua e Literatura promove nos dias 19 e 20 de junho, no Centro de Convivência e nos auditórios Rio Negro e Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o evento “O papel do papel no Japão: Um recorte cultural”.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Coordenado pelas professoras Kaoru Tanaka de Lira e Ruchia Uchigasaki, a iniciativa visa difundir a cultura japonesa em seus mais variados traços, como também, faz parte da homenagem aos 120 anos do Tratado de Amizade entre Japão e Brasil.
A expectativa é ampliar a interação entre a comunidade externa, acadêmica e cultura japonesa, espera a coordenação do evento.
Segundo o professor Cacio Ferreira, do curso de Língua e Literatura Japonesa, o projeto visa divulgar à comunidade local a tradição japonesa na produção artesanal de papel, o washi. “Nós buscamos mostrar os benefícios do papel no cotidiano e as vantagens do seu uso no contexto climático amazonense, que é igual aos verões do arquipélago japonês”, afirmou.
De acordo com a programação, o evento terá palestras sobre o papel tradicional japonês: Washi, oficinas de artesanato: origami (dobraduras), kirigami (corte), Harie-e e técnicas de embrulho muito usadas na sociedade japonesa. Haverá ainda exposição de objetos tradicionais feitos de papel.
A palestra de abertura terá como tema “Uma Experiência Exitosa: Papelaria e Pequenos Empreendimentos na UFAM”, e será proferida pelo Prof. Dr. Luiz Roberto, no dia 19, às 14h.
Fonte: Ufam