Papo Ciência na Escola inicia atividades que antecedem a Semana Nacional de C&T


05/10/2011 – Utilizando-se de linguagem simples, coloquial e adequada ao público, as palestras nas escolas públicas batizadas de ‘Papo Ciência na Escola’ têm se firmado como um exemplo de popularização da ciência. Conforme afirmou a chefe do Departamento Técnico-Científico da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM), Sílvia Paz, o objetivo é estimular as crianças a se tornarem futuros cientistas. Para tanto, assuntos da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) são apresentados em palestras, oficinas e peças teatrais. As atividades tiveram início ontem, 4 de outubro e prosseguem até o dia 14, em Manaus.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas já tem programadas mais de 60 atividades entre palestras, oficinas e peças teatrais abordando diversos temas que serão levados para as escolas das secretarias Municipal e Estadual de educação (Semed e Seduc). Além das palestras, organizadas pela Sect-AM, o ‘Papo Ciência na Escola’ também está sendo realizado no interior, por instituições parceiras.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O ‘Papo Ciência na Escola’ faz parte das atividades que antecedem a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas, que ocorre nesse mês de outubro e conta com o apoio de diversas instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) dentre outras instituições, além de professores, estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado, que estão dando sua colaboração.

Diversificando as linguagens para transmitir conhecimento

Proporcionar acesso aos conteúdos também aos estudantes deficientes visuais e auditivos é um dos desafios dos palestrantes do ‘Papo Ciência na Escola’ no Amazonas. “Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas teve um cuidado com os alunos com deficiência auditiva e visual e, este ano, resolveu ampliar as atividades para esse público”, explica a chefe do Departamento de Programas Institucionais da Sect-AM, Raquel Queiroz.

A ampliação do público só foi possível porque os parceiros/palestrantes aderiram à ideia. “Fiquei feliz pelos convidados terem aceitado o desafio. Espero que sirva de incentivo e de exemplo para que outras pessoas também se sensibilizem e compartilhem, cada vez mais, seus conhecimentos com este público”, complementou a chefe do Departamento Técnico-Científico da Sect-AM, Sílvia Paz. 

Estão programadas diversas atividades entre palestras oficinas e peças teatrais. Por exemplo, na quinta, 6 de outubro, e sexta-feira, 7 de outubro, a partir das 9h, o ‘Papo Ciência na Escola’ acontece na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos (Av. Joaquim Nabuco, 2274, zona centro-sul) e Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (zona oeste). A professora e escritora de contos infantis, Ana Maria Souza Peixoto, fará uma atividade lúdica para os estudantes com deficiência auditiva. Ela vai contar histórias que têm como cenário a paisagem amazônica com uma interação com as crianças.

Essa atividade da professora Ana Peixoto será desenvolvida paralelamente com outros colaboradores para integrar os alunos como a tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pela professora Haydee dos Santos Carneiro. Um grupo de teatro também vai interagir com os alunos encenando as histórias que serão contadas. Vale ressaltar a participação do desenhista Rogério Romahs Mascarenhas (roteirista da Turma da Mônica), que desenhará as histórias em tempo real.

Também estão sendo realizadas as seguintes palestras para os estudantes deficientes auditivos e visuais:

Data

Tema/Local

Palestrante

5/10

Ano Internacional da Química

Escola Estadual Augusto Carneiro

Dr. Avelino Cuvello

Químico e Presidente do Conselho Regional de Química (CRQ) 14ª Região

 

6/10

Agressividade com os colegas e em família

Escola Estadual Augusto Carneiro

Dr. Enio Rodrigues

Psicólogo e Professor da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam)

6/10

Reaproveitamento de alimentos

Escola Estadual Mayara Aziz

Evelyn Medeiros

Instrutora Nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi)

 

7/10

Lúdico na Aprendizagem

Escola Estadual Mayara Aziz

Fernando Marinho Marcelino

Pedagogo

 

 Fonte: Sect-AM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *