‘Papo Ciência’ reúne 300 estudantes de escola pública
Atividade faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem apoio da Fapeam
Como parte das atividades da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Papo Ciência reuniu cerca de 300 alunos da rede estadual de ensino na Escola Estadual Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, na semana passada. A SNCT acontece anualmente e recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Os estudantes participaram de ciclo palestras com acadêmicos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fapeam e da liga universitária de metabologia e endocrinologia do Departamento de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Adriano Jorge.
As palestras foram realizadas no período da tarde e envolveram diversos temas, como “Trauma facial”, proferido pela acadêmica de medicina Thayana Costa. Em seguida, falou o acadêmico Arthur Gonçalves Neto, discorrendo sobre o Diabetes, assunto que gerou muito interesse por parte dos alunos. O terceiro e último tema do projeto foi “Higiene dos Alimentos”, com a especialista em gastronomia e segurança alimentar Danielle Cristina Santos. Todas as palestras foram permeadas por dinâmicas de grupo, sorteios e atividades interativas.
As atividades desenvolvidas no Papo Ciência repercutiram muito positivamente entre os alunos desta escola. Segundo o diretor Edson Azevedo, esse tipo de atividade movimenta a comunidade acadêmica e gera interesse entre os alunos sobre ciência e tecnologia. “As informações repassadas nessas palestras são sempre assimiladas pelos alunos e repassadas para o nosso cotidiano. Todos gostam muito de participar desses e eventos”, ressaltou Azevedo.
As atividades do Papo Ciência foram encerradas com a apresentação das palhaças Miojo e Yaksoba, que desenvolveram em sua apresentação teatral o tema “Obesidade infantil e Bullying”, assuntos muito presentes no cotidiano dos estudantes brasileiros. Essa apresentação foi coordenada pelo serviço de psicologia da Fundação Hospital Adriano Jorge.
Este ano, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas, que tem como tema nacional “Ciência Alimentando o Brasil”, e está acontecendo de forma diferente. A Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) optou por descentralizar o evento, distribuindo suas atividades por todas as regiões da cidade. O evento, que se estenderá até o dia 25 de novembro, tem como uma das metas principais aproximar a população em geral do universo dos pesquisadores.
Com este conceito, a 13ª SNCT terá atividades variadas espalhadas por toda cidade de Manaus e no município de Itacoatiara. Na Zona Norte, serão aproveitados os espaços do Centro de Convivência da Família Padre Vignola e da Escola Estadual Aldeia do Conhecimento. A Zona Sul será contemplada com atividades no Centro Estadual de Convivência do Idoso e na Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida. Na Zona Leste, os locais serão o Colégio Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire e a sede do Senai.
Para completar, o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e a Escola Estadual Isaac Benayon Sabba estarão atendendo a população a Zona Oeste. E ainda beneficiarão indiretamente outras 35 escolas estaduais em torno dos locais de atividades.
Fonte: Seplan-CTI (Texto e foto)