PAPPE Subvenção auxilia desenvolvimento no Interior
Acompanhamento de projetos
Camila Carvalho – Agência Fapeam
Segundo o professor, os ritmos dos projetos são diversos e se encontram em diferentes estágios, configurando um aprendizado específico. “Em termos de abrangência, o projeto da Bombons Finos tem uma relevância regional, já que envolve nove municípios do interior do Estado, com agregação de valor não apenas à empresa mas a outros elos da cadeia produtiva”, concluiu.
O acompanhamento do trabalho realizado pelas empresas no âmbito do Pappe Subvenção/Finep Amazonas é feito pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação (Nepi), da Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). De acordo com o líder do Nepi, professor Guajarino de Araújo, é importante que o foco da avaliação não seja apenas o resultado dos projetos. “A sistemática preocupa-se em entender todo o processo, desde o momento inicial de elaboração e divulgação do edital, os objetivos e expectativas das instituições envolvidas, incluindo a avaliação das propostas de projetos e os resultados alcançados”, disse.
O gerente de marketing da Bombons Finos, Jorge Júnior, afirmou que o mapeamento das potencialidades ribeirinhas pode resultar em uma geração de renda para as populações do interior. “Inicialmente foi estimado que 50 famílias fossem beneficiadas com o projeto e, já no primeiro município visitado, Barcelos, inscrevemos 40 famílias, ou seja, a valorização e o desenvolvimento ambiental na região Amazônica constituem um passo significativo na inclusão social de populações do interior do Estado”, disse.
O programa visa ao incentivo ao desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica por meio de recursos não-reembolsáveis e é desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) e Sebrae-AM.
Atuante em nove municípios (Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Manicoré, Tefé, Maués, Barreirinha e Parintins), o projeto da empresa respeita os preceitos do desenvolvimento sustentável fazendo uso de resíduos ambientais como troncos de árvores caídos, sementes e folhas mortas para elaboração das embalagens, que são produzidas pelos próprios ribeirinhos.
Dentre as 23 participantes do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção/Finep Amazonas), a Bombons Finos da Amazônia vem se destacando por promover a fixação do homem do interior do Estado em sua região disponibilizando fonte de renda.