Pará investe em pesquisa genética
O Estado do Pará está prestes a abrigar o que há de mais moderno em termos de pesquisa genética no mundo. Já está em Belém o sequenciador Solid, equipamento que deverá impulsionar as pesquisas desenvolvidas pela Rede Paraense de Genômica e Proteômica (RPGP), criada pelo governo do Estado, Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no início deste ano. O sistema de sequenciamento, pioneiro na América Latina, será apresentado pela governadora Ana Júlia Carepa hoje (14), durante entrevista coletiva a ser realizada na UFPA.
O sequenciador está sendo instalado no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, mas seu destino será o Laboratório de Engenharia Biológica do PCT – Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá. O Solid, lançado no ano passado no mercado mundial, é privilégio de poucos no Brasil. Além do Pará, apenas os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais possuem uma máquina igual, mas ainda não operacionalizam o equipamento.
A Rede Paraense de Genomas, por meio da utilização desse novo sistema de sequenciamento, atuará, por exemplo, no controle de doenças endêmicas na Amazônia, no combate a pragas de culturas comerciais da região e, consequentemente, no avanço econômico e biotecnológico do Estado. Inicialmente, o projeto tem três alvos de investigação: o câncer gástrico, a pimenta-do-reino e as bactérias de interesse biotecnológico.
A apresentação do sequenciador e da Rede Paraense de Genomas ocorrerá a partir das 14h de hoje (14), no Auditório do Centro de Capacitação (CAPACIT) – Campus Básico da Universidade Federal do Pará.
Estarão presentes a governadora Ana Júlia Carepa; o titular da SEDECT, Maurílio Monteiro; o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello; e o coordenador da Rede Genomas da UFPA, Artur Luiz da Silva. Após esse momento, no dia 16 abril, a fabricante do Solid fará, em São Paulo, uma apresentação da presença do sequenciador no Brasil, com ênfase na Amazônia.
Fonte: ASCOM-UFPA, com informações do Gabinete de Comunicação da FAPESPA.