Parceria Fapeam e Fuham é destacada no Simpósio Pi’ra
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, na manhã desta quinta-feira (28/08), da solenidade de abertura do Simpósio Comemorativo pelos 70 anos da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham). O evento ocorreu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizado na Avenida Carvalho Leal, nº 1777, bairro Cachoeirinha, e reuniu autoridades, pesquisadores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil.
Intitulado “Simpósio Pi’ra: Panorama e Desafios sobre Hanseníase, Doenças Dermatológicas Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Amazonas”, o encontro integra a programação comemorativa pelos 70 anos da Fuham, instituição de referência nacional no diagnóstico, tratamento e pesquisa em hanseníase, ISTs e doenças dermatológicas negligenciadas.
A mesa de abertura foi composta pelo diretor técnico-científico da Fapeam, Hedinaldo Narciso Lima, na ocasião representando a diretora-presidente da instituição, Márcia Perales Mendes Silva; pelo diretor-presidente da Fuham, Carlos Alberto Chirano Rodrigues; pela secretária executiva de assistência (SEA), Liege Maria Menezes Rodrigues, representando a Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara de Oliveira Maksoud Moraes; pela diretora da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Tatyana Costa Amorim Ramos; pela vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Katia do Nascimento Couceiro, representando o reitor, André Zogahib; pelo diretor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Antônio Eduardo Martinez Palhares; e por Sheila Rodovalho, oficial técnica para Malária e Doenças Infecciosas Negligenciadas no Brasil, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
Na ocasião, Hedinaldo Lima parabenizou o Alfredo da Matta pelos 70 anos e destacou a parceria exitosa entre as instituições Fapeam e Fuham que juntas têm contribuído para a formação de recursos humanos e para os avanços da pesquisa na área da saúde no Amazonas.
“Antes de tudo gostaria de parabenizar por essa data, esse momento extremamente importante. São 70 anos de serviço do hospital do Amazonas, para aqueles que procuram a fundação. E, além disso, a formação de recursos humanos que a fundação realiza alcança toda região, onde esses profissionais se distribuem pela Amazônia Brasileira. Para nós da Fapeam, é uma grande alegria estar participando desse momento. A Fapeam tem feito esse papel de fomentar pesquisa, formação de recursos humanos, dando ênfase às diversas demandas do Estado”, enfatizou.
O diretor-presidente da Fuham, ressaltou a importância do apoio da Fapeam e o compromisso da instituição com a integração entre assistência, ensino e pesquisa, sempre em busca de projetos que tenham soluções para minimizar ou agilizar o diagnóstico e tratamento de pessoas que procuram a Fundação.
“É a nossa melhor parceira em apoio a projetos de pesquisa. Poucas instituições de assistência conseguem fazer ensino e pesquisa simultaneamente e a Fundação Alfredo da Matta enxerga isso muito antes de mim, e investe nessa questão do ensino e da pesquisa como uma forma de aprimoramento”, afirmou Carlos Alberto Chirano.
Simpósio Pi’ra
A programação do simpósio inclui palestras, mesas-redondas e debates sobre os avanços científicos, desafios e perspectivas no enfrentamento dessas doenças, reunindo especialistas locais, nacionais e internacionais. O evento segue até essa sexta-feira (29/08).
Por: Emanuelle Lopes (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes/ Decon Fapeam