Participantes do PCE promovem festival de artes cênicas
Nascido a partir de uma ação do Programa Ciência na Escola (PCE), o Projeto “Teatrando” realiza, neste sábado (21), o 1º Festival Nova Vida de Artes Cênicas (FestNova), na Escola Municipal Nova Vida, localizada à rua Jerusalém, s/n no bairro do Mauazinho, em Manaus.
A partir da integração com outras escolas e grupos de artes cênicas da capital amazonense, alunos das Escolas Municipais Jarlece da Conceição Zaranga e Dr. João Queiroz, grupos de dança do bairro Mauazinho, grupo de dança e caravana literária da Petrobras e a Companhia de Dança Amazônia Brasil, com o espetáculo “Experimentos”, foram convidados a se apresentar no Festival.
Após as apresentações, os estudantes terão a oportunidade de participar de um bate-papo com os artistas, dançarinos e coreógrafos convidados presentes.
Segundo o coordenador do projeto, Adenírio de Oliveira, o PCE despertou não só o interesse dos alunos pelas artes cênicas, como também o interesse em expor o trabalho realizado. “Criamos o Festival para sociabilizar os conhecimentos adquiridos pelos alunos com a comunidade”, disse.
Com atividades desde junho deste ano, compõem o Projeto “Teatrando” estudantes que cursam do 7º ao 9º ano com idade entre 13 a 16 anos. Além do grupo de teatro, o projeto desenvolve trabalhos relacionados à dança e mantém um grupo de leitura.
Sobre o Programa Ciência na Escola
Programa criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação, objetiva o fomento e o incentivo de professores e estudantes do Estado do Amazonas na iniciação científica.
A última edição do PCE apoiou a participação de 553 alunos em 76 projetos científicos executados em escolas de Manaus e do interior do Estado como Rio Preto da Eva, Parintins e Itacoatiara.
Camila Carvalho – Agência Fapeam