PCE: Abertura do Seminário de Avaliação Final
A solenidade de abertura oficial do Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola (PCE), realizada na tarde desta terça-feira (16), no auditório Eulálio Chaves, mini campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contou com a participação de autoridades estaduais, municipais, gestores, professores e estudantes.
Compuseram a mesa, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Teixeira Sena, o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcílio de Freitas, a secretária-executiva da Secretaria de Educação (Seduc), Marly Nascimento, a diretora do Departamento de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Andrea Waichman, e a secretária de educação do Município, Kátia Vallina.
Durante a abertura do evento, o diretor-presidente da Fapeam destacou a importância do PCE para o processo de reestruturação da educação e da escola. “O Programa envolve professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, e a escola deixa apenas de reproduzir conhecimento, passando a produzi-lo”, destaca ele.
O prefeito de Manaus parabenizou o Programa e todos os envolvidos nos projetos, e avaliou a iniciativa da Fapeam em parceria com a Seduc e Semed como sendo um marco para a ciência e a tecnologia no Estado do Amazonas. “Todos integrados, com o objetivo de melhorar a qualidade vida das pessoas”, disse o prefeito.
Momento cultural
Finalizando a cerimônia, os alunos do projeto “Resgate de danças e manifestações folclóricas do Estado do Amazonas”, da escola municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, apresentaram a Dança espanhola e a Dança do Jacundá.
O projeto tem a coordenação da professora, Lhubiça Siqueira que, há 34 anos, trabalha com danças folclóricas e viu no Programa Ciência na Escola um meio de resgatar essas danças e a cultura do estado.
Segundo ela, a pesquisa permitiu que os alunos tivessem contato direto com a dança; foram feitas pesquisas de campos, na internet, aulas de coreografia, entrevistas e visita a algumas comunidades, como a dos Tikuna, do bairro cidade de Deus.
Na apresentação de dança, participaram 16 alunos, cinco deles bolsistas e os demais voluntários, que se envolveram na participação do projeto.
Luana Ribeiro – Agência Fapeam