PCE apresenta resultados de pesquisas na SBPC


Estudantes do ensino fundamental e médio das escolas de Manaus experimentaram na manhã de segunda-feira (13/7) a sensação de ver os resultados de suas pesquisas expostos em um evento científico de grande porte, a 61a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

O estande da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (Seduc-AM) e da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) na SBPC Jovem, instalado na Faculdade de Estudos Socias (FES) da Ufam, apresenta uma mostra dos trabalhos executados por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Por meio de pôsteres, os trabalhos, concluídos no segundo semestre de 2008, são apresentados aos visitantes que podem conferir a experiência dos alunos em pesquisas sobre diversos temas, como a pesquisa sobre o combate a dengue por meio da educação ambiental ou a conscientização da não- discriminação dos povos indígenas, por meio da apresentação das lendas e costumes dos índios Waimiri Atroari.

Para a professora Márcia Lima, que coordenou um dos trabalhos, essa é uma experiência única para os estudantes, pois, além de verem o trabalho reconhecido pelo público, percebem as chances que a ciência pode proporcionar no futuro. “Participar de trabalhos e pesquisas como esses realizados por meio do PCE abre as mentes desses alunos, fazendo com que eles vejam possibilidades profissionais no futuro”, destaca.

Até o próximo dia 17 de julho, quando encerra a SBPC, os alunos e seus trabalhos vão se revesar nos horários da manhã e da tarde, para que o maior número de estudantes tenha a oportunidade de participar.

A Fapeam é uma das instituições parceiras na realização da 61ª Reunião Anual da SBPC, com recursos da ordem de R$ 180 mil, tendo destinado R$ 150 mil para apoiar o evento na capital amazonese e 30 mil para a reunião regional preparatória ocorrida em março em Tabatinga, (AM).

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas do Amazonas.

 

Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *