PCE de São Gabriel da Cachoeira promove conscientização ambiental


A consciência de hábitos ecologicamente corretos vem sendo o objetivo do projeto “Lixo que não é lixo”, realizado no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km da cidade de Manaus), no contexto do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). No mês de outubro, os alunos  do projeto realizaram uma oficina de reciclagem para a Comunidade Tapajós com a presença de mais de 100 pessoas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor João Batista Ferreira Souza da Silva, a comunidade -formada por indígenas- não realiza coleta de lixo, que, quando não é queimado, é jogado no rio. “Além disso, o problema se agravou porque ultimamente eles vêm consumindo bastante produtos industrializados”, contou Silva.

Essa preocupação levou os bolsistas, juntamente com o coordenador, a realizar um trabalho de conscientização e investigação do destino dos resíduos. O resultado foi a observação de que uma grande quantidade de garrafas PET, papelão e papel era despejada no meio ambiente.

 Oficina

Hoje esses resíduos são matéria-prima para a confecção de flores de plástico, quadros, pratos e porta-lápis, confeccionados com papelão, papel e cola. “Levamos quatro professores para a comunidade: dois ficaram na orientação de PET e dois, de papel e papelão. Tivemos a participação de muitos moradores”, explicou Silva, lembrando que a oficina permitiu o cumprimento de um dos objetivos do projeto: a socialização dos alunos do meio urbano com os da comunidade indígena.

O projeto é desenvolvido por seis bolsistas das etnias Baniwa, Ananã e Tukano desde junho deste ano e já conseguiu detectar a relação que a população do município tem com os resíduos que, na maioria das vezes, vão parar nas ruas, calçadas e quintais de casas. “O projeto, que só foi possível graças ao PCE, já vem apresentando resultados, principalmente junto aos bolsistas envolvidos, que já estão motivados a fazer curso universitário”, contou o coordenador.

 

Leila Ronize – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *