PCE é objeto de pesquisa de mestrado
O estudo pretende chamar atenção sobre a importância da iniciação científica nas escolas públicas
Depois de surpreender os gestores públicos, recentemente, com a quantidade de projetos inscritos na última edição (797) e de mostrar resultados que superam as expectativas iniciais, o Programa Ciência na Escola (PCE), agora, é assunto de uma pesquisa de mestrado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A pesquisa intitulada “Formação de professores sob a perspectiva da epistemologia da pesquisa: iniciação científica nas escolas públicas de Manaus- uma contribuição ao ensino de ciências” tem a finalidade de analisar o ingresso de professores e alunos no processo de emancipação científica.
O estudo faz parte Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência na Amazônia, da UEA, e é de autoria da mestranda Villian Costa, licenciada em filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Segundo a pesquisadora, o interesse pelo tema surgiu assim que ingressou no Programa de Mestrado da UEA e percebeu a necessidade da pesquisa científica nas práticas de ensino nas escolas. Ela acredita que a pesquisa, a ciência e o conhecimento fazem parte do processo de construção de uma nova identidade na educação do Estado do Amazonas.
Pesquisadora Villian Costa
“O PCE é uma proposta de intervenção e inclusão científico-social dos professores e alunos, rumo à cidadania. O programa é um meio democrático de fazer ciência e pesquisa na Amazônia”, diz Costa.
Sobre o Programa
O PCE é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semed).
Luana Ribeiro – Agência Fapeam