PCE marca presença na 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Alunos do projeto Resgate de Danças e Manifestações Folclóricas apresentaram a dança Jacundá

O público que esteve nesta quarta-feira na Estação Ciência da 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), pôde acompanhar de perto o talento dos alunos do projeto Resgate de Danças e Manifestações Folclóricas, desenvolvido por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo e Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Composto por 19 integrantes, entre alunos e professores da Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, o grupo de Teatro e Danças Jaçanã é coordenado pela professora Lhubiça Siqueira, que, com o apoio técnico de outros colegas, realiza ensaios de danças regionais diariamente após as aulas.

Para a semana de Ciência e Tecnologia foi preparada a Jacundá, dança regional voltada para a cultura cabocla, envolvendo a prática da pesca na região, já que o Jacundá é uma espécie de peixe. O objetivo do projeto é motivar a comunidade em geral para o renascimento dos valores culturais de forma dinâmica, reflexiva e participativa, gerando seu crescimento, não só em termos culturais, mas, principalmente, sociais.

Segundo a proposta coordenadora do projeto, Lhubiça Siqueira, a intenção é revitalizar as manifestações folclóricas, tornando-as parte do cotidiano dos alunos para criar um novo sentido em suas vidas, com novos hábitos e atitudes. "Muitas danças como o tangará e o tipiti foram esquecidas com o tempo em nossa sociedade. Nossa proposta é de retomar essas manifestações culturais", destacou.

O diretor da escola, Paulo Roberto Souza, afirmou que a iniciativa da Fapeam em incentivar a pesquisa científica entre estudantes do Ensino Médio e Fundamental é muito importante para despertar o interesse dos estudantes no resgate cultural da região. "Pretendemos inscrever outros projetos na próxima edição do PCE. Inclusive já temos pelo menos cinco professores trabalhando em futuros projetos", informou.

PCE

O projeto Resgate de Danças e Manifestações Folclóricas, que recebeu investimentos de R$ 3,9 mil, é um dos trinta trabalhados desenvolvidos por professores em escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio do PCE. Lhubiça explicou que, além da coordenadora, estão envolvidos cinco bolsistas e uma professora, como apoio técnico. "A expectativa é de inscrever outros trabalhos neste sentido para a próxima edição do PCE. Há muitas danças folclóricas da região há serem relembradas pela sociedade", frisou.

Estande da Fapeam

Durante a 5ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Amazonas, a Fapeam realiza em seu estande montado na Estação Ciência diversas atividades sócio-educativas voltadas para crianças, envolvendo jogos e pinturas com o objetivo de despertar o interesse por temas ambientais e C&T.

SERVIÇO:

5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

LOCAL: Clube do Trabalhador do Sesi

PERÍODO: até sexta-feira (17)

HORÁRIO: 08h às 18h

Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *