PCE realiza Seminários de Avaliação e Mostras Públicas na capital e interior
24/11/2010 – Começam nesta quinta-feira, 25, as atividades de avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) para incentivar a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas públicas de Manaus e do interior do Estado.
Em 2010, as atividades começam dia 25 de novembro e terminam no dia 21 de dezembro, sendo que os seminários de avaliação serão realizados nos municípios de Parintins, Tabatinga, Benjamin Constant, Alvarães, Coari, Humaitá, Novo Aripuanã e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Juma. Já as mostras públicas e seminários serão realizados em Nhamundá, Manaus, Itacoatiara e Tefé, conforme cronograma.
Ao todo serão apresentados os resultados de 201 projetos em diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos por professores e estudantes de escolas públicas, sendo que a maior parte destes projetos serão apresentados em Manaus nos dias 2 e 3 de dezembro (Seduc), reunindo projetos dos municípios do Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus, num total de 77 trabalhos, e no dia 21 de dezembro (Semed).
Para o secretário de Estado de Ciência e Tenologia e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, os seminários e mostras públicas do PCE são um momento muito especial, por partilhar com o público os resultados dos trabalhos dos alunos.
“É uma forma de darmos satisfação à sociedade do que está sendo investido no futuro das crianças, que estão produzindo conhecimento científico dentro das escolas, sendo sujeitos e trabalhando junto com os professores. É uma troca”, destacou.
Esse trabalho em conjunto com as secretarias estadual e municiapal de ensino (Seduc e Semed), segundo Sena, mostra como é natural que aconteça a melhoria na qualidade de ensino e os bons resultados no vestibular, visto que os alunos sentem que têm autonomia para criar e mostrar as pesquisas.
Ele afirma isso porque em sua segunda edição, a Mostra traz bons resultados, apontando os indicadores positivos dos alunos como, por exemplo, aprovação de 90% dos participantes do PCE em vestibulares, tanto na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) quanto na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Mostra pública em Manaus
A abertura oficial do evento na capital do Estado será dia 1º de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada à Avenida Mário Ypiranga (antiga Recife), 2549, Parque 10. Nos dias 2, 3 e 21 de dezembro, os alunos apresentarão os trabalhos no prédio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), antiga Aldeia do Conhecimento, na Rua Maceió.
De acordo com um dos coordenadores institucionais do PCE na Seduc, Eriberto Façanha, um público de aproximadamente 2 mil alunos é aguardado para visitação e participação das atividades: amostras, painéis, seminários e oficinas.
“Vamos disponibilizar ônibus para facilitar o acesso dos alunos. Nossa expectativa com o evento é muito boa. A partir do próximo ano pretendemos levar a Mostra Pública para 40 municípios pelo menos. Hoje participam 16 municípios”, informou.
A melhoria na qualidade de ensino dos estudantes que participam dos projetos do PCE, segundo Façanha, é notável não apenas no aumento da criatividade, mas no prosseguimento dos estudos após a conclusão do último ano do Ensino Médio.
“O que a gente mais visualiza no PCE é a forma como chegar nas localidades mais remotas do Amazonas, levando conhecimento, cidadania e a possibilidade de poder sonhar com um futuro melhor para os alunos, para as famílias deles e para nosso Estado”, ressaltou.
De acordo com dados do PCE-Seduc, serão 167 professores coordenadores de projetos envolvidos na 2ª Mostra Pública.
Rede Municipal
Para a coordenadora do PCE na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Socorro Freitas, a maior expectativa está no desejo de contribuir com a sociedade e despertar o espírito científico na vivência dos alunos. “Que isso seja internalizado em todos os participantes do PCE”, disse.
Embora a mostra das escolas municipais aconteça este ano no dia 21 de dezembro, quando a maioria dos alunos estará de férias, isso não tirará o brilho do acontecimento, já que, segundo Freitas os pesquisadores estão envolvendo a comunidade escolar e os pais. “Estamos envolvendo os servidores, gestores, assessores, chefes e diretores de departamento para que nosso evento seja bastante prestigiado”, ressaltou.
O PCE 2010 da rede municipal de ensino tem projetos produzidos por 175 bolsistas de iniciação científica júnior, 35 coordenadores e 35 apoios técnicos em 17 escolas municipais.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de educação estadual e municipal. Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Cronograma das apresentações
N. DATA DO EVENTO DINÂMICA
EVENTO LOCAL Municípios Participantes Total de Projetos 1 25 de novembro de 2010 Seminário Parintins Parintins: 7
Barreirinha: 2 9 2 27 de novembro de 2010 Seminário e Mostra Pública
Nhamundá Nhamundá: 10 10 3 26 de novembro de 2010 Seminário Manacapuru Manacapuru: 12 12 4 2 e 3 de dezembro de 2010 Seminário
e Mostra Pública Manaus Manaus-SEDUC: 72
Careiro: 1
Pres. Figueiredo: 2
Rio Preto da Eva: 2 77 5 7 de dezembro de 2010 Seminário
e Mostra Pública Itacoatiara Itacoatiara: 26
Novo Remanso: 2
Urucurituba: 2 30 6 6 de dezembro de 2010 Seminário Tabatinga Tabatinga: 1 1 7 7 de dezembro de 2010 Seminário Benjamin
Constant Benjamin Constant: 3 3 8 10 de dezembro de 2010 Seminário Alvarães Alvarães: 2 2 9 09 de dezembro de 2010 Seminário
e Mostra Pública Tefé Tefé: 9 9 10 11 de dezembro de 2010 Seminário Coari Coari: 5 5 11 6 de dezembro de 2010 Seminário Humaitá Humaitá: 1 1 12 8 de dezembro de 2010 Seminário RDS JUMA RDS JUMA: 5 5 13 9 de dezembro de 2010 Seminário Novo Aripuanã Novo Aripuanã: 2 2 14 21 de dezembro de 2010 Seminário
e Mostra Pública Manaus Manaus-SEMED: 35 35 201
Alessandra Leite e Ulysses Varela – Agência FAPEAM