PCE: reciclagem de papel é tema de pesquisa
O desperdício diário de papel no ambiente escolar despertou preocupação e interesse num grupo de alunos do ensino médio de uma escola da rede pública da zona leste de Manaus. Por conta disso, o grupo desenvolveu um trabalho de iniciação científica voltado para a temática ambiental com foco na economia solidária e geração de renda na comunidade.
A partir do projeto “Reciclagem: uma abordagem na Escola Estadual Professora Ondina de Paula Ribeiro”, foi possível promover uma maior integração do corpo docente, alunos e família na busca pela convivência harmônica com o meio ambiente. “Pensei em fazer um projeto que, além de ajudar o meio ambiente, também gerasse renda para a comunidade; então pensei – Por que não fazer sobre reciclagem de papel? Além do que, é grande a quantidade de papel desperdiçado todos os dias ", explicou a professora Hiléia Maciel, coordenadora do trabalho.
O projeto desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) , apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e secretarias de educação do Estado e do município (Seduc e Semed), atingiu, além do entorno da escola, comunidades de três bairros de Manaus: São José, Tancredo Neves e Aleixo. “Fomos a várias escolas que nos convidaram para mostrar como eles também poderiam fazer essa prática, que além do caráter sustentável tem seu lado de geração de renda (econômico), pois os papéis que foram reciclados se transformaram em caixas de presentes, blocos de anotações e agendas podendo ser comercializados”, disse a professora.
Segundo Hiléia Maciel, os principais objetivos eram de conscientizar e sensibilizar o aluno de seu compromisso e responsabilidade nas consequências que o lixo traz para o ambiente. “Além disso, buscou-se mantê-los informados de suas atitudes positivas de preservação e manutenção do ambiente, demonstrando aos alunos que a escola é um bem comum e com isso introduzir uma nova consciência no que diz respeito à questão do lixo na escola e na comunidade e ao mesmo tempo gerar renda”, frisou.
Trabalho em equipe
Desenvolvido em seis meses, na edição passada do PCE, o projeto envolveu atividades de pesquisa bibliográfica, ou seja, os alunos conheceram primeiro na teoria os conceitos da reciclagem e os impactos do desperdício para o meio ambiente. A partir disso, os cinco bolsistas do programa envolveram os três turnos da escola em atividades de coleta de papéis e resíduos na própria escola.
Foram realizadas também palestras de sensibilização e conscientização sobre temas como o lixo e a reciclagem, com o objetivo de multiplicar o conhecimento, por meio de oficinas, da comunidade escolar e do entorno.
Na avaliação da participante do projeto, Jéssica Brito, 17, o resultado do trabalho e de todo esforço em conjunto foi positivo e gratificante. “Percebemos que houve uma grande redução do volume de papéis nos cestos que antes transbordavam. Além disso, tivemos um envolvimento com senso crítico para questões ambientais”, disse.
Outra aluna, integrante da equipe, Jéssica da Conceição, 17, afirma que o projeto contribuiu de forma significativa para sua visão sobre o meio ambiente. “A pesquisa me deu estímulo para a ciência e me mostrou como lidar com o público. Já sei o que quero seguir no futuro”, destacou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed), é voltado a apoiar a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, ensino médio ou da educação profissional e de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas. Em 2008, foram 76 projetos apoiados e neste ano foram aprovadas 246 propostas, tanto de escolas da capital quanto do interior.
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam