Peritos criminais de casos de repercussão nacional participam de workshop em Manaus


Peritos criminais que atuaram em crimes de repercussão nacional, como o da Suzane Richthofen, estarão em Manaus. (Foto: Robson Fernandjes / Agência Estado)

Peritos criminais que atuaram em crimes de repercussão nacional, como as investigações dos casos Mércia Nakashima e Suzane Richthofen, estarão em Manaus na próxima quinta-feira (4), contando suas experiências no 1º Workshop sobre Casos de Perícia: a Ciência contra o Crime, realizado pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Dentre os profissionais convidados estão Renato Pattoli, perito criminal de São Paulo que atuou no caso Mércia Nakashima; Rosemery Almeida, perita criminal federal do Rio de Janeiro que atuou no caso da empresa petrolífera Chevron; e Roberto Tardelli, promotor de Justiça de São Paulo, que atuou no caso Suzane Richthofen.

O evento será feito em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no auditório do Ministério Público do Amazonas (avenida Coronel Teixeira, nº 7.995, Nova Esperança, zona oeste), a partir das 8h, e faz parte da programação do Dia Nacional do Perito de Natureza Criminal.

De acordo com o diretor do DPTC-AM, Jefferson Mendes, o objetivo geral do evento é divulgar à sociedade amazonense a importância da prova pericial no processo criminal, por meio de apresentações de casos reais onde a ciência foi a principal ferramenta para elucidação do crime.

O diretor do DPTC-AM, Jefferson Mendes, disse que o objetivo geral do evento é divulgar à sociedade amazonense a importância da prova pericial no processo criminal. (Foto: Divulgação)

Ele ressalta que o evento contará, também, com a participação do procurador geral de Justiça do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, falando sobre “O Caso Belota” e da delegada de Polícia Civil do Amazonas, Maria Cristina Portugal, que fará um resumo dos casos em que a perícia foi determinante para a conclusão do inquérito policial. “Além disso, serão apresentados casos solucionados por peritos oficiais do Estado do Amazonas”, disse.

O evento tem como público alvo os peritos criminais, operadores do direito, clientes da criminalística, docentes e discentes das diversas áreas do conhecimento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3214-2242 e 3214-2237.

Resumo dos casos em destaque no evento

Mércia Nakashima 

O caso Mércia Nakashima refere-se à morte da advogada brasileira Mércia Mikie Nakashima de 28 anos, que foi afogada dentro do carro trancada na represa de Nazaré Paulista, interior de São Paulo, perto das margens da rodovia Dom Pedro I, em 23 de maio de 2010. Mércia desapareceu após participar de um almoço em família em Guarulhos. Segundo familiares, ela deixou a casa da avó onde aconteceu o jantar por volta das 18h30 e o trajeto até a casa dela é de cinco, dez minutos, mas ela não chegou. Ainda segundo familiares, antes de sair, Mércia recebeu um telefonema, era o ex-namorado e ex-sócio dela em um escritório de advocacia, Mizael Bispo de Souza. Ele foi considerado como o principal suspeito de matar a advogada. Ele foi condenado a 20 anos pela morte de Mércia Nakashima.

Suzane Richthofen 

Em 31 de outubro de 2002, os pais de Suzane Von Richthofen foram mortos a pauladas enquanto dormiam. Os assassinatos foram planejados por Suzane e executados pelo então namorado da jovem, Daniel Cravinhos de Paula e Silva, e pelo irmão dele, Cristian Cravinhos de Paula e Silva. Os três foram condenados pelo crime. Na noite de 30 de outubro de 2002, Suzane e Daniel levaram o irmão dela, Andreas, então com 15 anos, a um cybercafé, para ele passar a noite entretido com jogos de computador.

 

Fonte: Agecom

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *