Pesquisa analisa resultados do implante coclear em crianças


12/03/2013 – Uma dissertação de mestrado analisa o desenvolvimento da linguagem de crianças usuárias do implante coclear (IC) no Amazonas. O projeto intitulado ‘Da fala ao discurso: análise das produções linguísticas de uma criança surda usuária de implante coclear’ foi desenvolvido pela mestranda  em letras, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mariana Pedrett.

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A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

O estudo analisou o processo de aquisição da linguagem em uma criança desde o momento da ativação do dispositivo. "Trata-se de um estudo de caso longitudinal e transversal sobre a evolução linguística de uma criança, com surdez profunda, que recebeu implante coclear com idade de um ano e dois meses. Pudemos analisar a trajetória linguística dessa criança com o apoio da sua mãe, que nos forneceu vídeos detalhando o cotidiano da criança. Por meio dos mesmos, podemos fazer uma análise desde o momento da ativação do dispositivo", explicou.

/Para a pesquisadora, uma etapa importante no processo foi o registro da fala da criança no período atual, o que constitui o corpus transversal. "Para análise desses dados usamos o software de análise acústica PRAAT. Além disso, também nos importava saber como a criança administrava a linguagem num nível mais amplo: o discurso", ressaltou.

A partir das análises, Pedrett decidiu implantar um projeto piloto, que já está em funcionamento há mais de seis meses no Complexo de Educação Especial André Vidal Araújo (CMEE), sob a direção da gestora Reni Formiga.

"Por meio da pesquisa detectamos que havia crianças usuárias do IC nas escolas de ensino regular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em processo de alfabetização. Dessa forma, o objetivo do Programa de Reabilitação para Crianças usuárias de implante coclear (PIC), como é conhecido, é proporcionar a estimulação da linguagem oral nas crianças usuárias do implante coclear. Além disso, outros objetivos atravessam a intervenção fonoaudiológica, como orientar os professores da rede municipal sobre as peculiaridades do implante, sobre como essas crianças ouvem os sons, quais são as limitações, uso do sistema FM (frequência modulada) em ambiente ruidoso, acompanhar os pais dessas crianças devido às expectativas relacionadas ao bom resultado após o implante", comentou.

/O PIC é comandado por uma equipe  multidisciplinar, formada pela fonoaudióloga Mariana Pedrett, a psicóloga Regina Schneider Marinho e a pedagoga, Ana Cristina Soares.

As atividades do programa proporcionam eventos significativos da linguagem. "Por isso simulamos um pequeno comércio, cujas situações de comunicação favorecem a interação linguística. Trabalhamos o ritmo, a entonação, para tanto lançamos mão de música, instrumentos musicais e outros", finalizou.

Os resultados mais detalhados da pesquisa, orientada pelo professor Odenildo Teixeira Sena, serão apresentados no dia 22 de março, às 14 horas, no auditório Rio Negro na Ufam.

Sobre o Posgrad

O programa apoia, com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes.

Fotos: Divulgação/Projeto

Rosa Doval – Agência FAPEAM

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