Pesquisa analisa trabalho das cooperativas em Manaus
18/04/2013 – Em Manaus, um estudo analisou a forma de trabalho entre os cooperados e as cooperativas. Segundo o levantamento, os dados obtidos apontam para a retomada dos princípios da democracia e solidariedade entre os trabalhadores.
O projeto ‘O cooperativismo popular como forma de inserção econômica’ recebeu incentivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Realizada em 2004, a pesquisa envolveu o doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Celso Augusto Torres do Nascimento.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Na época, Nascimento apresentou o trabalho na cidade de Coimbra, em Portugal, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape). Em 2007, a pesquisa foi levada para Guadalajara, no México, novamente com o incentivo do Pape. Já em 2011, o programa financiou a ida do pesquisador para o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências em Salvador, Bahia.
"Participar nos três congressos valeu a pena, pois tive visibilidade internacional e também pude mostrar um pouco do que a Amazônia brasileira produz enquanto formadora de ciência. Nos congressos, a importância não é tão somente a apresentação de um trabalho, mas a troca de informações, ideias, conceitos, novos olhares para o estudo. Isso ajuda a pensar e refletir de forma criticamente no futuro", frisou Nascimento.
O estudo analisou o processo administrativo que envolve os cooperados e as cooperativas. Por meio da aplicação de questionários, o levantamento fez um balanço da produtividade e relação interpessoal nas associações.
A pesquisa apontou que duas cooperativas locais trabalham de forma isolada. "Também concluímos que outras duas associações trabalham de forma conjunta, com empatia e solidariedade entre os participantes", afirmou Nascimento.
De acordo com o pesquisador, a sinergia entre as cooperativas e cooperados se dar a partir da disponibilidade de trabalho, participação em eventos, relação interpessoal, nível de escolaridade, composição do quadro funcional quanto a gênero e lucratividade. "As cooperativas de profissionais liberais apontam uma dinâmica de lucro ao associado conforme a produtividade deste, o que foi comprovado pelas tabulações e entrevistas", disse Nascimento.
A pesquisa foi liderada pela doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Izabel de Medeiros Valle. A professora também está associada ao Departamento de Ciências Sociais da Ufam.
Novo apoio
Nascimento ingressou no doutorado com outra pesquisa também focada nas cooperativas. Desta vez, o projeto é intitulado ‘Cooperativa, economia solidária e tecnologia social’. A FAPEAM apoia o trabalho por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Dutorado) Fluxo Contínuo.
Celso Augusto Torres do Nascimento relatou sua relação com a FAPEAM no hotsite ‘Conte sua História’, comemorativo dos 10 anos da FAP. Assim como ele, pesquisadores, bolsistas e ex-bolsistas, funcionários e ex-funcionários e toda a comunidade pode relatar um pouco de sua trajetória dentro da Fundação. Participe desse projeto e deixe sua história marcada na memória da FAP.
"Eu não poderia desenvolver minha pesquisa de campo, comprar livros, participar de congressos, pois sem esse apoio ficaria difícil para eu cursar com seriedade o doutorado, que é uma pesquisa avançada e exige muito do aluno", destacou Nascimento.
Sobre o Pape
O programa visa apoiar a participação de pesquisadores, professores e estudantes qualificados em eventos científicos e tecnológicos relevantes, no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.
Redação: Isiane Chaves
Edição: Eliena Monteiro
Agência FAPEAM