Pesquisa busca identificar as especificidades do caboclo do Amazonas
04/04/2011 – Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com apoio do Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pipt) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) está procurando identificar as especificidades do caboclo da região, por meio de estudos do ‘mundo rural amazônico’ como as formas de organização familiar, política, uso da terra e dos recursos naturais.
O projeto ‘Estudos antropológicos de povos tradicionais: particularidades do mundo rural amazônico’, coordenado pela doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Raquel Wiggers e com colaboração do bolsista Rafael Amorim tem o objetivo de revisar a literatura sobre o mundo rural amazônico ou, pelo menos, uma parte significativa dele. “Para ser mais específico, o trabalho está voltado para o estudo de cinco comunidades rurais localizadas nos municípios de Manacapuru e Novo Airão”, explicou.
O público-alvo a ser estudado são os povos tradicionais (caboclos, ribeirinhos, seringueiros). Segundo Amorim, por meio da pesquisa, será possível entender melhor as relações familiares que se estabelecem no interior destes grupos e compreender as especificidades das comunidades ribeirinhas existentes no Amazonas.
O projeto está em fase de conclusão e assim que os resultados estiverem finalizados serão apresentados à comunidade acadêmica.
Reconhecimento foi fundamental para o avanço da pesquisa
Para o bolsista, o reconhecimento do Governo do Amazonas, por meio da FAPEAM, faz com que a sociedade aumente seu conhecimento científico sobre a região onde vive. “Com isso, há maior possibilidade de promover melhorias sociais”, afirmou.
O projeto recebeu recursos de R$ 36,5 mil do Pipt para ser desenvolvido. Após as coletas de dados, a intenção é comparar os resultados das comunidades analisadas com a finalidade de criar um núcleo de pesquisa para orientação de alunos de graduação e pós-graduação que estejam interessados em estudar as particularidades do mundo rural amazônico.
Sobre o Pipt/FAPEAM
É um programa que consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.
(Foto 2: Christoph Berquet)
Redação: Anamaria Leventi
Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM