Pesquisa de Iniciação Científica analisa a mortalidade por Diabetes Mellitus no Amazonas
O diabetes, em conjunto com a hipertensão arterial, é responsável por elevados números de hospitalizações, mortalidade e de amputações de membros inferiores. Segundo o Caderno de Atenção Básica elaborado pelo Ministério de Saúde (MS), os números elevados representam um desafio e preocupação constante para especialistas e estudantes de Medicina.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Diagnosticada como uma epidemia mundial, no Estado ainda são poucos os estudos sobre o assunto. Essa escassez levou a acadêmica do 10º Período do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Bárbara Luiza Silva Paim, a desenvolver uma pesquisa para buscar mais conhecimentos sobre o Diabetes nos 62 municípios do Amazonas.
O projeto “Análise da Mortalidade por Diabetes mellitus no Amazonas” tem como objetivo analisar a distribuição espacial da mortalidade pela doença, além de identificar nos municípios o risco de morte em qualquer de suas formas clínicas, assim como dimensionar a sua magnitude como problema de saúde pública.
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e em parceria com a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), a acadêmica pretende também, por meio do estudo, contribuir na captação de recursos para que haja processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas de promoção, proteção e recuperação da saúde concernentes à doença.
Metodologia
Paim explica que a população do estudo constituirá o universo de pessoas que vieram a óbito tendo como causa deste o diabetes mellitus entre 2000 e 2013 nos 62 municípios do interior do Amazonas. O estudo analisará somente dados secundários disponíveis na base de dados do Ministério da Saúde – Datasus.
De acordo com a estudante, a pesquisa terá grande relevância para a sociedade uma vez que os resultados poderão contribuir para orientar o poder público a identificar municípios que tem maior número de mortes por diabetes, assim como identificar áreas em que apresentam um risco maior de morte causado pela doença.
“Com os resultados, poderemos implantar programas de saúde e educação da população acerca dos riscos e cuidados com as doenças crônicas em geral, mas principalmente com o diabetes, objetivando a diminuição desses índices, visto que essa doença pode se apresentar de forma silenciosa e grave e de difícil tratamento nos municípios do interior que não têm acesso a especialistas de forma integral”, explicou Paim.
Apoio da FAPEAM
Paim ressalta a importância da FAPEAM no desenvolvimento da pesquisa. Para ela, a iniciação científica financiada por meio de bolsas da Fundação, permite ao aluno o despertar do interesse para a pesquisa, contribuindo na formação do mesmo, por meio de experiências não vivenciadas durante a graduação e somando a resultados que podem incrementar o conhecimento sobre determinado assunto inerente à saúde da população.
Saiba mais sobre o Diabetes
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o diabetes mellitus é uma doença de causa múltipla; ocorre quando há falta de insulina ou a substância não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina é produzida pelo pâncreas e é essencial para que o corpo funcione bem e possa utilizar glicose (açúcar) como principal fonte de energia.
Saiba mais aqui
Rosa Doval- Agência FAPEAM