Pesquisa demonstra benefícios do pilates para saúde física e mental


23/11/2012 – A alta incidência de problemas posturais em adultos está relacionada à vida moderna da população, que está impondo cada vez mais atividades especializadas provocando sobrecargas estruturais no corpo humano. A afirmação vem do estudo ‘Diagnóstico Postural Associado à Intervenção Fisioterapêutica com o Método Pilates em Ambiente Local, da mestra em Biologia Urbana pelo Centro Universitário Nilton Lins e ex-bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Posgrad), pesquisadora Andréa Conceição Gomes Lima.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/pilates_escritorio.jpgO estudo analisou 60 pessoas, entre motoristas de ônibus e trabalhadores da construção civil, que foram submetidas a consulta fisioterapêutica com questionários sobre queixas clínicas, avaliação postural computadorizada, diagnóstico da flexibilidade, caracterização da dor e avaliação do ambiente de trabalho, para identificar possíveis problemas físicos desses trabalhadores. Durante a pesquisa, os trabalhadores utilizaram o método pilates que por suas técnicas, que aliam concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos, pode proporcionar ao praticante bem-estar físico e mental.

Lima afimou que a experiência trouxe uma significativa melhora em relação à postura e às dores dos trabalhadores. "O estudo mostrou que as pessoas submetidas ao protocolo fisioterapêutico com o método pilates apresentaram melhora quanto à flexibilidade, dores lombar e atitude postural", disse.

A pesquisadora ainda ressaltou outro resultado positivo da pesquisa, que demonstra que no ambiente de trabalho, houve melhora na integração desses trabalhadores na convivência com os demais colegas. "Todos ressaltaram a importância do cuidado das empresas para com a saúde do trabalhador e sentiram-se mais motivados e dispostos, devido à diminuição dos sintomas (dores) e menor nível de estresse no trabalho", completou.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/andrelima(1).jpgA pesquisa também alerta para importância do cuidado com os padrões culturais e o estilo de vida. "A vida moderna da população está impondo cada vez mais atividades que sobrecarregam o corpo humano. A alta incidência de problemas posturais em adultos está relacionado à tendência para esse padrão de atividade, especializado ou repetitivo", destacou Lima.

Ela observou que os trabalhadores da construção civil e motoristas de ônibus desenvolvem suas atividades em condições adversas, com sobrecargas mecânicas e em ambientes de trabalho que os expõem ao estresse físico e ambiental, associado às condições pré-estabelecidas de horários e prazos para finalização das tarefas rotineiras e diárias. "A carga mecânica está presente em todos os tipos de atividades, sejam laborais ou não, podendo ser classificada sob os aspectos físico, cognitivo e psíquico", completou Lima.

Sobre o método pilates

Muitas são as razões para a ascensão do método pilates nos dias atuais: saúde, escultura do corpo, resistência, melhora da concentração mental, entre outras. Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial, o método rapidamente caiu no gosto dos bailarinos, que o usavam como complemento ao treino. No quesito saúde, muitas são as pesquisas que apontam os benefícios e influência dos pilates na melhora da qualidade da vida de pessoas que optam pelo método.

Sobre o RH-Posgrad Mestrado

O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas tem como objetivo conceder bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação.

Foto 2: Pesquisadora Andréa Conceição Gomes Lima

Janaina Karla – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *