Pesquisa fará levantamento sobre a prática da sustentabilidade dos hotéis de selva


Nos últimos 20 anos, o número de hotéis de selva duplicou no Amazonas, segundo dados do Ministério do Turismo. Foto: Divulgação.

Nos últimos 20 anos, o número de hotéis de selva duplicou no Amazonas, segundo dados do Ministério do Turismo. Eles atraem milhares de turistas e são os responsáveis por hospedar viajantes de todo o mundo dentro da biodiversidade amazônica.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Eles promovem um contato entre o homem, a natureza e seus habitantes por meio do ecoturismo e também têm o papel de sensibilizar os visitantes quanto a importância da preservação e conservação ambiental. Mas, até que ponto praticam atos sustentáveis?

Para responder a esta questão, a mestranda em Gestão de Negócios Turísticos na Universidade Federal do Ceará (UFC), Cibelly Arianda Matos dos Santos, está desenvolvendo um estudo com objetivo de compreender a dinâmica de sustentabilidade dos hotéis de selva no Amazonas. Os resultados subsidiarão a atividade turística no Estado e novos estudos acadêmicos sobre o tema.

“Não é difícil encontrar relatos, principalmente nos blogs especializados em viagens, de turistas relatando experiências frustradas e a não percepção das sustentabilidades possíveis em um empreendimento (como os hotéis de selva)”, disse a pesquisadora.

A pesquisa intitulada ‘O turismo no Amazonas: a sustentabilidade dos hotéis de selva’ recebe aporte financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH Mestrado/Fluxo Contínuo).

Ao longo do estudo, a pesquisadora fará levantamento bibliográfico e documental, visita aos estabelecimentos e análise dos dados. “A análise da produção teórica a respeito da sustentabilidade em empreendimentos de hospedagem será feita, por exemplo, em plataformas de dados acadêmicos, a construção da cronologia da implantação dos hotéis de selva no Amazonas será realizada com a análise documental em fontes históricas, como registros fotográficos e documentos de órgãos oficiais do Amazonas”, explicou Cibelly Arianda.

O estudo tem previsão de término em 2018 com a caracterização dos empreendimentos instalados no Amazonas.

Turismo no Amazonas

Segundo dados do Sistema de Informações Governamentais do Amazonas (E-siga), o Amazonas recebeu 380,8 mil turistas estrangeiros até outubro de 2014. O número representa um aumento de 35,44% com relação ao total de 287,1 mil turistas estrangeiros que visitaram o Amazonas no mesmo período em 2013.

Sobre o RH-Mestrado/Fluxo Contínuo

O Programa tem como objetivo conceder bolsas de Mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados brasileiros.

 

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *