Pesquisa financiada pela Fapeam é finalista no Prêmio Finep
O projeto “Gestão Eletrônica de Documentos (GED)”, desenvolvido pela Fabriq Informática Ltda, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é um dos finalistas do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007, Região Norte. O software desenvolvido no projeto, o primeiro no segmento a ser criado no Amazonas, deve chegar ao mercado ainda nesse ano, com preço menor que os produtos oferecidos atualmente.
Pesquisador responsável pelo projeto, Edleno Moura, doutor em Ciências da Computação, disse que a participação no prêmio Finep, na categoria Pequena Empresa, pode impulsionar a entrada do produto no mercado local. “O prêmio atesta a qualidade e favorece a entrada do produto no mercado, especialmente quando foi criado em parceria com uma média empresa”, avalia.
Com apoio no valor de R$199,7 mil, do Programa Amazonas de Apoio a Pesquisa em Empresas (PAPPE-Fapeam) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT), o projeto desenvolvido em parceria entre professores do Departamento de Ciências da Computação e a Fabriq Informática Ltda, empresa de médio porte.
O objetivo era criar um software para a gestão de documentos dentro de empresas, especialmente as do Pólo Industrial de Manaus (PIM), e outras organizações. A gestão de informações é um dos pré-requisitos para a obtenção e manutenção da ISO 9000, necessária para que a empresa obtenha incentivos fiscais. “O software é uma vantagem competitiva para empresas em função da agilidade para obter informações dos registros de qualidade existentes dentro da mesma”, explica o pesquisador.
Entre as principais preocupações dos pesquisadores, estava a necessidade de desenvolver um produto baixo custo. “Há muitos produtos de software nacionais e importados que podem ser usados para a gestão de documentos. Mas, eles apresentam alto custo e só são viáveis em grandes empresas”, diz Edleno Moura.
Para desenvolver um software mais barato, os pesquisadores utilizaram novos sistemas de armazenamento e recuperação de informação, resultados de pesquisas já realizadas. “Vamos conseguir comercializar com um produto mais ágil e mais barato que os já existentes no mercado”, finaliza.
Prêmio regional
A definição dos candidatos da Região Norte aconteceu no último dia 21 de agosto, em Porto Velho (RO), durante reunião dos 12 jurados, membros das comunidades acadêmica e empresarial de vários estados da região. Foram inscritas 85 propostas, que concorreram nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T e Inovação Social.
A ordem de colocação só será anunciada durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 19 de setembro. O julgamento e a premiação da etapa nacional só acontecerão em novembro na cidade de Brasília.
O Prêmio Finep de Inovação Tecnológica visa estimular os esforços inovadores de empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnologia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira. Surgiu em 1998, na região Sul, com 48 projetos inscritos. No ano 2000, foi lançado em todas as regiões do País, com 279 inscrições. Agora, em 2007, atingiu o número de 732 propostas.
Conheça os finalistas de cada categoria na região Norte:
Central Laminações (RO)
Indústria e Comércio de Oxigênio da Amazônia (RO)
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (AP)
Processo
Albrás Alumínio Brasileiro (PA)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (AM)
Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (AC)
Inovação Social
Associacao para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (AM)
Embrapa Amazonia Oriental (PA)
Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (AC)
Pequena Empresa
Central Laminações (RO)
Fabriq Informatica Ltda (AM)
Indústria e Comércio de Oxigênio da Amazônia (RO)
Média/Grande Empresa
Gramazon – Granitos da Amazônia (RO)
Instituição de Ciência e Tecnologia
Ceteli (UFAM) (AM)
Embrapa Amazônia Oriental (PA)
Instituto Genius(AM)