Pesquisa mostra que corpo pode ficar em forma com três minutos de exercício.


Aqueles que dizem não praticar exercícios por falta de tempo podem arrumar outra desculpa. Um novo estudo, feito pelo grupo liderado por Martin Gibala, na Universidade McMaster, no Canadá, indica que para manter a forma não é preciso gastar mais tempo do que tomar um banho ou mesmo escovar os dentes.

Apenas três minutos de atividades físicas diárias foram consideradas suficientes. A questão que fez a diferença foi a intensidade. Após acompanhar por duas semanas 16 voluntários, divididos em dois grupos, os pesquisadores canadenses verificaram que períodos curtos, mas intensos, de exercícios foram tão eficazes quanto períodos longos, mas moderados.

Os oito integrantes do primeiro grupo foram submetidos a sessões de quatro a seis piques de 30 segundos cada um em que pedalaram em bicicletas ergométricas o mais rápido que conseguiram. Cada pique foi seguido por quatro minutos de descanso. O outro grupo pedalou moderadamente, mas por períodos que variaram de 90 a 120 minutos.

Após duas semanas, em que os integrantes do primeiro grupo exercitaram em média um total de 2,5 horas (incluindo os períodos de repouso), contra 10,5 horas dos demais, os pesquisadores observaram nos dois grupos melhorias similares tanto na execução dos exercícios como na capacidade de resistência à fadiga.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *