Pesquisa sobre esquizofrenia realizada no Amazonas ganha destaque no exterior
13/10/2011 – O projeto ‘Retratos da esquizofrenia em pacientes psiquiátricos na cidade de Manaus’, realizado no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, a partir de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), foi apresentado em Washington (EUA), durante o ‘19º World Congress of Pshychiatric Gentetics’, realizado em setembro. O Governo do Estado do Amazonas via FAPEAM, investe nesta pesquisa por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica no Amazonas (Paic), com a finalidade de contribuir com estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
O Congresso é considerado o principal evento sobre Genética Psiquiátrica no mundo sendo realizado anualmente, reunindo pesquisadores e clínicos de vários países para discutir assuntos sobre os avanços e pesquisas feitas na área.
O projeto do Amazonas apresentado durante o evento tratou sobre a esquizofrenia em pacientes psiquiátricos na cidade de Manaus tendo como responsável científica a doutoranda em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Antônia Queiroz, sendo coordenado pela doutora Helena Camarão, o aluno executor da pesquisa, Ademar Brito, e o apoio do mestre Leandro Boni Fajardo.
Segundo os autores a pesquisa foi iniciada em 2009 e concluída em 2011 no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. A coleta de dados foi realizada a partir de um levantamento de 30 famílias que possuíam pacientes esquizofrênicos e o estudo foi realizado com o objetivo de construir heredogramas (que são os diagramas utilizados para descrever a história familiar em termos de ascendência, descendência e incidência de determinada característica), análise de fluxos gênicos, para se conhecer os sintomas mais frequentes e precoces entres os pacientes da região, dados esses que foram comparados com os de outras regiões ou países desenvolvidos.
Resultados
De acordo com o bolsista do Paic/UEA no laboratório de genética da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, Ademar Brito Junior, a partir do trabalho, constatou-se que a sintomatologia inicial anterior à instalação da esquizofrenia, em cerca de 90% dos pacientes estudados, foi caracterizada predominantemente por cefaleia, irritabilidade e agressividade.
“A partir das vinte famílias avaliadas foi possível observar que não há alternância de geração, marca frequente encontrada em heranças de cunho dominante. A esquizofrenia atinge tanto homens quanto mulheres nas famílias, característica de herança autossômica e a irritabilidade, isolamento e cefaleia foram as marcas fenotípicas mais frequentes”, destacou o bolsista.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Durante o congresso em Washington, o projeto contou com o acompanhamento de um dos mais reconhecidos pesquisadores da área de Genética Psiquiátrica, o doutor Irving Gottesman, professor emérito da Escola de Medicina da Universidade de Minessota.
Sobre a Esquizofrenia
A esquizofrenia é uma das mais intrigantes doenças psiquiátricas e tem prevalência de cerca de 1% entre a população mundial, geralmente acomete indivíduos durante o ápice dos seus processos produtivos. A idade na primeira admissão hospitalar é mais precoce para os homens (média de 25 anos) do que para as mulheres (média de 30 anos). A doença é causada por uma série de fatores, incluindo o ambiente e a herança multifatorial.
A esquizofrenia é uma doença mental caracterizada pela desorganização ampla dos processos mentais. Os principais sintomas são: alucinações, delírios, discurso e pensamento desorganizado, alterações de comportamento, entre outros.
Sobre o Paic
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Redação: Esterffany Martins
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM