Pesquisa sobre terra indígena em Rio Preto da Eva será discutida em Recife (PE)


04/11/2010 – O 8º Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, realizado este ano na  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vai contar com a apresentação de um trabalho realizado no município de Rio Preto da Eva no interior do Amazonas (distante 57 km a nordeste da cidade de Manaus).

 

O encontro tem como objetivo reunir pesquisadores que realizam trabalhos voltados para a compreensão de consequentes transformações do mundo rural na America Latina, fortalecendo o campo disciplinar denominado de Sociologia Rural.

 

De acordo com o pesquisador Emmanuel de Almeida Farias Júnior, o evento vai oportunizar a apresentação de vários trabalhos, inclusive o desenvolvido pelo próprio pesquisador intitulado: "A Aldeia Beija-Flor: mobilização étnica e reivindicação territorial”.

 

Segundo Júnior, o trabalho analisa o processo de reivindicação territorial dos indígenas da comunidade denominada Beija-Flor, no Rio Preto da Eva, e as consequentes transformações para os indígenas após o reconhecimento territorial.

 

Conforme o professor, esta é a primeira experiência do Brasil de reconhecimento territorial no que concerne a categoria Terra Indígena dentro do perímetro urbano. “Este trabalho tenta desvelar acontecimentos históricos vividos pelos indígenas, objetivamente presentes na reivindicação territorial, como parte da mobilização étnica”, explicou.

 

De acordo com Júnior, a partir dos produtos de uma oficina realizada por meio do trabalho, em mãos, as lideranças indígenas passaram a apresentá-lo como a objetivação de sua reivindicação na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva. “Depois de participarem de várias audiências, os indígenas conseguiram aprovar a Lei Municipal 302, que desapropriava o imóvel urbano em favor dos indígenas, para instaurar um processo administrativo dentro da Funai para o reconhecimento oficial do território como Terra Indígena”, destacou.

Apoio da FAPEAM

O pesquisador ressalta que a apresentação dos resultados dessa experiência no 8º  Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural será financiada pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) vinculado à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). “Tais recursos possibilitam e viabilizam a participação ampliada de pesquisadores em fóruns de debates como, por exemplo, o Latino Americano de Sociologia Rural (Alasru)”, finalizou.

 

Para Júnior, estes fóruns constituem-se como importantes espaços de debates sobre temas específicos das diversas áreas do conhecimento, possibilitando ao pesquisador a troca de informação.

 

Sobre o evento

O evento abordará as perspectivas de questões como o fortalecimento da soberania alimentar, controle dos recursos naturais, direitos e condições de vida dos agricultores, mostrando que novos projetos de desenvolvimento estão em disputa e que o realinhamento político do continente dá lugar a um novo grupo das forças políticas no espaço latino-americano.

 

8º Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural acontecerá entre os dias 15 e 19 de novembro de 2010 em Porto de Galinhas (PE) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) terá como tema: América Latina: Realinhamentos Políticos e Projetos em disputa e contará  com 29 Grupos de Trabalho e 16 mesas-redondas.

 

Este ano o Congresso será feito pela primeira vez no Nordeste do Brasil e pretende discutir questões ligadas ao desenvolvimento sustentável, condições de trabalho e mão de obra no campo.

 

Sobre o PAPE

 

 

Dalva Berquet e Ulysses Varela – Agência Fapeam

 

O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos consiste em apoiar, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *