Pesquisa vai gerar material didático etnobiológico para o ensino de Ciências
03/01/2013 – Saber a origem e os costumes das populações tradicionais fornece argumentos importantes para a preservação de povoados e de seus habitantes, além de colaborar para a criação de políticas sociais e ecologicamente mais justas.
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Com o objetivo de difundir esses conhecimentos, a mestre em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Tabatinga, e doutoranda, Iatiçara Oliveira da Silva, desenvolverá um projeto de pesquisa para a construção de um material didático etnobiológico do Amazonas.
O projeto de pesquisa será realizado na unidade da UEA, em Tabatinga, município amazonense localizado a 1.108 quilômetros de Manaus, com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa RH-Doutorado – Fluxo Contínuo.
Intitulada ‘Construção de um material didático etnobiológico para o Ensino de Ciências no Estado do Amazonas’, a pesquisa tem como objetivo desenvolver materiais didáticos diversos para o ensino de Ciências e Biologia.
O material será desenvolvido pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da UEA e utilizados por eles, posteriormente, durante as aulas de graduação.
“Trabalhamos entendendo o material didático como um instrumento mediador entre o aluno e o conhecimento, para que ele possa aprender o sentido e o significado do conteúdo ensinado. Atribuímos ser de igual importância a produção e utilização de materiais didáticos no ensino e a formação permanente de professores”, esclareceu a pesquisadora.
Métodos
Os estudos foram iniciados em 2009, com recursos da UEA, por meio do projeto ‘Desenvolvimento de material didático para o ensino de Ciências e Biologia na Amazônia dentro da perspectiva da aprendizagem significativa’ com a participação de 20 bolsistas, alunos de graduação do curso de Ciências.
Iatiçara Oliveira da Silva defende que para as reformas educacionais pretendidas pela administração pública darem certo são necessários investimentos na produção de recursos didáticos que auxiliem na formação de professores.
A pesquisadora informou que para garantir a construção do conhecimento científico, durante a elaboração do material, serão levados em conta: a problematização da realidade, a construção de sistemas explicativos segundo a ciência, o desenvolvimento da linguagem científica específica, além da utilização dos conhecimentos construídos em outros contextos e a construção de diálogos etnobiológicos.
A pesquisa, que deverá ser concluída em 2016, será realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, para isso a doutoranda em Educação vai receber cerca de R$ 99,1 mil, por meio de bolsas e auxílios concedidos pela FAPEAM.
Sobre o RH-Doutorado
O programa consiste em conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação.
Confira a decisão com outros bolsistas contemplados, clique aqui.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM