Pesquisador lança guia prático para redação científica


Com o objetivo de orientar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e níveis de formação, na produção e publicação de artigos com impacto internacional, foi lançado pela Editora Best Writing o ‘Guia Prático para Redação Científica’, do pesquisador Gilson Volpato.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A obra tem como base um workshop de redação científica internacional em que Volpato apresenta uma sequência de 40 passos que conduzem o processo de construção do conhecimento científico até a sua transformação em manuscritos de abrangência global. De acordo com o autor, “o conteúdo do livro se aplica às ciências biológicas, humanas e exatas, desde um TCC até um artigo internacional de alto nível”.

“As bases teóricas fornecidas são necessárias para um pensamento científico ordenado e forte o suficiente para incluir o pesquisador, por meio da publicação, no debate com os melhores cientistas de sua especialidade”, explica o autor.

Há ainda um conjunto de 139 respostas detalhadas a perguntas frequentes que surgem nas principais etapas da redação e da publicação científica em periódicos internacionais. “A ciência é uma atividade intrinsicamente internacional. Embora cada cientista colete suas bases factuais em determinadas regiões, os discursos criados a partir daí são gerais”, diz Volpato.

Além das orientações de ordem prática, o guia trata de noções básicas da ciência e da comunicação, traçando um panorama dos periódicos científicos internacionais e apresentando os requisitos para a publicação, os tipos de pesquisa, as principais mudanças na redação científica atual e elementos do estilo vigente.

 

Fonte: FAPESP

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *