Pesquisadora do Inpa é finalista no prêmio Cláudia 2007


Celebrar as mulheres que investem no sonho de reinventar o Brasil. Este é um dos objetivos do Prêmio Cláudia 2007, que neste ano tem como uma de suas candidatas a geneticista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), Vera Maria Fonseca de Almeida e Val.

A pesquisadora concorre na categoria "Ciências" com mais duas cientistas, a entomologista Jocélia Grazia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a bióloga Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB).

Vera Val está entre as finalistas por estudar há mais de 25 anos diversas espécies de peixes da Amazônia e ajudar na preservação e exploração sustentável. Além disso, a cientista coordena 30 pessoas, entre alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e técnicos, no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) do Instituto.

No laboratório são feitas análises do efeito de poluentes – derivados de petróleo, e metais pesados, como cobre e chumbo – sobre os peixes, bem como o desenvolvimento de rações com frutas regionais para espécies criadas em cativeiro e verificação a adaptação de peixes e ameaça de extinção.

Além da categoria a que Val concorre, outras candidatas são finalistas nas áreas de: cultura, negócios, políticas públicas e trabalho social. As 15 articipantes compõem a Revista Cláudia deste mês, onde o leitor encontrará uma breve descrição de seus trabalhos. A vencedora de cada grupo será escolhida por três júris, são eles: uma comissão formada por membros de cada categoria, a redação e os leitores da revista.

Para votar até 16 de setembro, acesse: http://www.premioclaudia.com.br

Agência C&T

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *