Pesquisadora estuda fungos capazes de degradar garrafas PET


Com objetivo de identificar fungos capazes de degradar materiais como garrafas PET, a mestranda do curso de Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, ministrado em Parintins, Elaine Pires, iniciou recentemente o seu projeto de dissertação intitulado “Avaliação do Potencial de Fungos Coletados na Região do Médio Amazonas para Degradação de Polímeros Sintéticos Industriais".

De acordo com Elaine, já foi realizada uma primeira excursão para a coleta de fungos, e outras deverão acontecer ainda neste segundo semestre. “Estou entusiasmada com a possibilidade de encontrar fungos capazes de degradar polímeros sintéticos”, revelou.

Os primeiros resultados sobre otimização de crescimento e atividade enzimática levam a crer, segundo a aluna, que na avaliação inicial alguns fungos serão capazes de degradar garrafas PET, por exemplo. “Queremos saber qual será a possível extensão dessa biodegradação", completou.

O projeto conta com a participação da bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Aldenize Viana, que é aluna do curso de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins. A aluna vai participar da primeira parte da pesquisa na avaliação da degradação de garrafa PET, por meio da análise qualitativa do crescimento, determinação da perda de massa e realização do controle abiótico e biótico.

Segundo Elaine, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Parintins está viabilizando sua ida a Centros de Pesquisa no Brasil que disponham de microscópio eletrônico de varredura para análise da degradação do polímero.

“Essa é uma das etapas do projeto, no qual pretendemos verificar a extensão da degradação do polímero utilizando essa ferramenta de microscopia eletrônica”, finalizou.


Agência Fapeam
Informações da UEA

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *