Pesquisadores apresentam resultados de estudos em Congresso de Parasitologia 2015


Pesquisas foram desenvolvidas no Inpa, UEA, Fiocruz e Ufam com aporte financeiro do governo do Estado via Fapeam

congresso-cientifico-1

Seis pesquisas desenvolvidas em instituições sediadas no Amazonas serão apresentadas no 14º Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, que iniciou nesta terça-feira (27/10), em Salvador, na Bahia. O encontro reúne pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e de outros países, interessados no estudo dos parasitas, os seus hospedeiros e as relações entre eles. O tema deste do encontro é “Parasitologia: Passado, presente e futuro”.

Além de cientistas do Reino Unido, Suécia, Canadá, Estados Unidos, o encontro contará com mais de 80 palestrantes brasileiros. Na ocasião, serão apresentadas pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Os pesquisadores participam do Congresso com passagens aéreas custeadas pelo governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).

O programa tem como objetivo apoiar a participação de pesquisadores e estudantes em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.

De acordo com organização do Congresso, a proposta desta edição é realizar uma discussão ampla sobre os desafios atuais da parasitologia e os fatores que levam à persistência, expansão, emergência das parasitoses no Brasil e nas Américas, além de comemorar o cinquentenário da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP).

50 anos da SBP

Fundada em julho de 1965, a Sociedade Brasileira de Parasitologia é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega parasitologistas do Brasil e de outros países. É filiada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Federação Latino-Americana de Parasitologia (FLAP) e a Federação Mundial de Parasitologia (WFP). A SBP pretende, entre outros pontos, estimular as pesquisas, fomentar a troca de conhecimentos entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros, sugerir aos órgãos públicos ou particulares as medidas técnico-administrativas que lhe pareçam indicadas e divulgar conhecimentos científicos relativos à especialidade.

Lista das pesquisas que serão apresentadas no Congresso com apoio da Fapeam:

Tema: Estudo da atividade in vitro antileishmania de infrações obtidas do extrato metanólico de libidibia férrea

Autor: Bruno Bezerra Jensen/Inpa

Tema: Detecção dos antígenos sanguíneos ABO dos quadros de enteroparasitismo em uma amostra populacional amazônica

Autor: Clara Praia dos Santos UEA/Tefé

 Tema: Biting midges (Ceratopogonidae: Culicoides) from the Central Amazon Region: Wing catalog and new surveys

Autor: Emanuelle de Sousa Farias/Fiocruz

Tema: Primeiro registro de Culicoides (Diptera: Ceratopogonidae) pra o Estado de Rondônia

Autor: Jéssica Feijó Almeida/Fiocruz

Tema: Detecção dos antígenos sanguíneos ABO nos quadros de enteroparasitismo em uma amostra populacional amazônica

Autor: Jocilene Guimarães Silva/Ufam

Tema: Genes da via de sinalização imd induzidos em Anopheles aquasalis (diptera: culicidae) contra Plasmodium vivax

Autor: Jordam William Pereira Silva/Fiocruz

Francisco Santos – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *