Pesquisadores da Imperial College London e Universidade Politécnica de Valência visitam a Fapeam


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta terça-feira (30/7), visita de pesquisadores da Imperial College London para prospectar possíveis parcerias em programas de mobilidade estudantil nas áreas de saúde pública, ambiental e de desenvolvimento sustentável.

A equipe foi recebida pelas diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, diretora técnico-científica (Ditec), Márcia Irene Andrade Mavignier, pelas chefes do Departamento de Planejamento e Avaliação Institucional, Verena Makaren, do Departamento de Acompanhamento e Avaliação, Ana Cláudia Maquiné, e do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento, Marlúcia Seixas.

Pela Imperial College London, participaram a gerente sênior de relações internacionais, Julia Kolik, o oficial de desenvolvimento de pesquisa estratégica, Michael Reilly, e o coordenador da Escola de Saúde Pública, Thomas Hone.

IMG_1992

Durante o encontro, Márcia Perales apresentou à delegação as linhas de atuação da Fapeam e os programas apoiados pela Fundação em áreas estratégicas e de mobilidade.

“Somos a quinta agência de fomento no mundo que mais fomenta pesquisas sobre a Amazônia e o estado que mais investe em formação de recursos humanos altamente qualificados, em níveis de mestrado e doutorado. Além disso, temos parceiros regionais, nacionais e internacionais, especialmente via Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Confap, que nos permite ampliar as ações colaborativas”, comentou Márcia Perales.

Os pesquisadores da Imperial College London destacaram a missão de suas visitas a instituições brasileiras para prospecção de financiamento para apoiar atividades de mobilidade acadêmica em saúde pública e política ambiental.

Tecnologias Sociais 

Ainda, nesta terça-feira, também foram recebidas as pesquisadoras Maria do Perpétuo Socorro Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Alejandra Boni Aristizabal, da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. As pesquisadoras vieram tratar sobre futuras ações na área de tecnologias sociais, com a Fapeam.

IMG_2012

Márcia Perales reforçou a importância dos projetos em tecnologias sociais no Amazonas, especialmente, para mitigar os problemas que afetam as populações da região amazônica diante dos eventos climáticos de estiagem e cheia dos rios.

Outros encontros devem ocorrer para apresentação dos projetos de tecnologias sociais, coordenados pela pesquisadora Socorro Chaves.

Por: Decon Fapeam

Fotos: Mateus Santos/Decon Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *