Pesquisadores de Coari participarão de Congresso Brasileiro de Gastroenterologia


Três pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do campus de Coari (localizado a 363 quilômetros de Manaus) participarão, no período de 26 a 29 deste mês, do 15º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento acontecerá de forma integrada ao 19° Congresso Latino-americano e o 10° Congresso Ibero-americano de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição. Eventos contarão com pesquisadores de renome internacional e com estudos pioneiros em suas especialidades.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Para participar dos eventos, eles terão as passagens aéreas custeadas pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape). Foram contemplados e participarão dos eventos a mestranda em Biotecnologia pela Ufam, Mayara Cristina da Silva Pardo; a nutricionista graduada pela Ufam, Kellen Saldanha Freitas; e o graduando de Enfermagem na Ufam, em Coari, Rosbon Adriano Gomes dos Santos.

O custeio das passagens aéreas para participação em eventos científicos faz parte da estratégia do governo do Estado, via FAPEAM, de oportunizar a quebra do isolamento dos pesquisadores, professores e estudantes residentes no interior do Estado, ofertando oportunidades de mobilidade e intercâmbio de conhecimentos. Além disto, os pesquisadores do Amazonas disseminarão aos demais participantes dos Congressos resultados de projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos no Estado.

Programação

O presidente dos eventos, o doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifes), Mauro Batista de Morais, afirmou que uma das principais características dos Congressos será a participação de pesquisadores do exterior.

Entre os palestrantes nos eventos está o professor Athos Bousvaros, dos Estados Unidos da América, que falará sobre o transplante de fezes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a nova modalidade terapêutica, que já foi testada no Brasil, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tem objetivo de reestruturar a microbiota intestinal em determinadas patologias.

Também devem participar dos eventos os professores Glenn Furuta, segundo a SBP, “uma das principais autoridades mundiais em doenças eosinofílicas”, e o doutor português, Jorge Amil Dias, referência mundial em estudo sobre doença inflamatória intestinal.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *