Pesquisadores debatem tecnologias para a sustentabilidade do tambaqui
O Tambaqui, conhecido cientificamente como Colossoma macropomum, é uma das espécies de peixes mais nobres da região Amazônica e muito apreciado na culinária amazonense. Para discutir novas tecnologias, com o objetivo de alcançar melhores níveis de sustentabilidade da espécie, pesquisadores realizam na quarta e quinta-feira (16 e 17 de junho) o “Workshop Produção de Tambaqui”.
O evento faz parte do projeto “Bases Tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil (Aquabrasil)”, e será realizado nos dias 16 e 17 de junho, no auditório Floriano Pacheco, na sede da Suframa, localizada na avenida Ministro Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-Am), Cheila Boijink, uma das coordenadoras do evento, o objetivo é apresentar inovações tecnológicas desenvolvidas pelas pesquisas do projeto Aquabrasil para a produção sustentável do tambaqui. “Vamos apresentar a possibilidade de um grande salto tecnológico, capaz de promover a sustentabilidade da atividade, do ponto de vista econômico, social e ambiental, com geração de emprego e renda e a inclusão social”, afirmou.
Ainda de acordo com a pesquisadora as novas tecnologias apresentadas, durante o evento, acontecem em diversas áreas, entre elas no melhoramento genético: nutrição, sanidade, manejo e gestão ambiental e aproveitamento agroindustrial. “Melhorar o desempenho zootécnico através de um melhoramento genético da espécie irá proporcionar um grande salto para as pisciculturas regional e brasileira”, ressaltou.
A pesquisadora explicou ainda que a expectativa é de que, durante o workshop, sejam repassadas informações ao setor produtivo, e identificadas as demandas para o desenvolvimento da produção do tambaqui. “A demanda pela espécie, só na cidade de Manaus, é de 14 mil toneladas/ano, o que mostra a necessidade de desenvolver novas tecnologias para aumentar a produção”, disse.
Dentre os temas a serem discutidos estão: a apresentação do projeto Aquabrasil; sistemas de cultivo e demandas na produção de tambaqui; linhas de financiamento para pesca e aquicultura; melhoramento Genético do Tambaqui e a proposta de construção do Centro de Melhoramento Genético de Tambaqui na Embrapa Amazônia Ocidental.
Aquabrasil
O projeto Aquabrasil busca integrar esforços entre instituições públicas ou privadas para produzir o embasamento técnico-científico para o desenvolvimento do agronegócio aquícola em bases sustentáveis, desenvolvendo e incorporando novas tecnologias e o uso eficiente dos recursos naturais para as espécies selecionadas pela sua importância econômica nacional e regional.
O projeto desenvolve, em nível nacional, pesquisas nas áreas de melhoramento genético, nutrição, sanidade, boas práticas de manejo e processamento, com enfoque em espécies de importância econômica para a aquicultura no Brasil. Dentre estas, a espécie escolhida para a Região Norte é o tambaqui.
As inscrições para participar do Workshop são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.cpaa.embrapa.br, no qual também está disponível a programação completou.
Serviço
Evento: Workshop Produção de Tambaqui – Projeto Aquabrasil
Data: 16 e 17 de junho de 2010
Local: auditório Floriano Pacheco, na sede da Suframa (Av. Ministro Mário Andreazza, 1424, Distrito Industrial) em Manaus-AM.
Programação completa e as incrições podem ser feitas no site http://www.cpaa.embrapa.br
Foto 1 – Carne do tambaqui é apreciada pela culinária (Foto: Divulgação)
Foto 2 – Tecnologias podem ajudar a aumentar a produção (Foto: Divulgação)
Vanessa Leocádio – Agência Fapeam