Pesquisadores discutem materiais e tecnologias avançadas
Teve início nesta segunda-feira (9/11), no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Encontro Ibero-Americano de Materiais e Tecnologias Avançadas – Amazonas 2009.
O evento reúne pesquisadores de universidades cubanas, brasileiras e de Portugal que debaterão sobre o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias avançadas com base nas potencialidades da região Norte.
O encontro prossegue até sexta-feira (13/11) e conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Por sua vez, o diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), prof. Msc. Mário Augusto Bessa, ressaltou que o evento é uma grande oportunidade de se debater soluções que assegurem o desenvolvimento regional, principalmente, com a aproximação do fim dos incentivos fiscais, previstos para 2023.
Na solenidade de abertura, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEA, prof. Dr. José Luiz de Souza Pio, disse que o encontro é um marco para o Estado do Amazonas, pois percebe-se a mudança de mentalidade nas academias tecnológicas, antes voltadas para suprir a demanda do polo industrial e, atualmente, direcionadas para a capacitação de recursos humanos especializados para a região.
Carlos Fábio – Agência Fapeam