Pesquisadores discutem prioridades para gestão em saúde pública no AM
02/03/2012 – RÁDIO COM CIÊNCIA – Gerar informações sobre as questões de saúde na Amazônia sempre foi um desafio. No início do século 20, cientistas e médicos como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Belisário Penna já realizavam expedições científicas com o intuito de promover investigações médicas e sanitárias. Os dados levantados nessas investigações permitiam que fossem criados quadros sobre as doenças endêmicas amazônicas. Até os dias atuais, o desconhecimento sobre a região nos mais diversos aspectos, dificulta a criação de políticas públicas direcionadas à realidade local.
Em 2004, o Ministério da Saúde criou o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). No Amazonas, o programa é realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O programa vem financiando pesquisas que auxiliam na resolução dos problemas prioritários de saúde e para o fortalecimento da gestão do SUS no Estado e já vem gerando resultados positivos.
Após as experiências adquiridas em três edições do PPSUS, o Ministério da Saúde lançará o Programa de Formação e Melhoria da Qualidade de Atenção à Saúde (QualiSUS Rede) que visa melhorar a gestão da Rede de Atenção à Saúde.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Nesta semana, uma reunião apontou as áreas prioritárias para o Amazonas estabelecidas pelo MS, como as áreas materno-infantil e urgência-emergência. Os investimentos previstos pelo Ministério para o Programa QualiSUS Rede são de R$ 30 milhões e mais R$ 19 milhões devem ficar por conta das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.
Ouça a reportagem completa aqui.
Edilene Mafra/Rádio com Ciência
Agência FAPEAM