Pesquisadores do AM participam de eventos internacionais


Três pesquisadores do Amazonas participam este mês de eventos internacionais com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). As biólogas Vera Maria Ferreira da Silva e Andréa Martins Cantanhede e o professor de Medicina Rodrigo Otávio Moretti Pires foram contemplados pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape/2007).

Vera Maria Ferreira e Andréa Martins Cantanhede participam entre os dias 29 deste mês e 3 de dezembro, da 17ª Conferência Bienal sobre Biologia dos Mamíferos Marinhos, na Cidade do Cabo, África do Sul. O pesquisador Rodrigo Moretti participou da 4ª Conferência da Rede Internacional sobre a Intervenção Breve para Problemas do Álcool, realizada entre os dias 17 e 20 deste mês, em Bruxelas, na Bélgica.

A pesquisadora Andréa Cantanhede apresenta dois trabalhos no evento. Um sobre a genética molecular do peixe-boi na Amazônia (Trichechus inunguis) e outro sobre a ocorrência da Lontra Neotropical (Lontra longicaudis) na Estação ecológica Juamí-Japurá, no Amazonas.

Vera Maria Ferreira apresentará o trabalho intitulado Impacto das Atividades Humanas sobre duas Espécies de golfinhos na Floresta Amazônica Inundada. Na prática o trabalho analisa os impactos da mortandade dos botos da Amazônia para uso na pesca da Piracatinga (Calophysus macropterus). Os botos servem de isca para a pesca desse peixe de médio porte, muito apreciado como alimento na Colômbia.

A piracatinga é um peixe necrófago, ou seja, alimenta-se de resto de animais aquáticos, por isso, não é consumido do lado brasileiro. Dessa forma, toda a pesca é exportada para o país vizinho, além de outras espécies de peixe-liso.

Já o pesquisador Rodrigo Moretti apresentou um trabalho sobre os desafios para o acompanhamento e intervenção do consumo de álcool no interior do Estado. Rodrigo é professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua no Instituto de Saúde e Biotecnologia, no Campus de Coari, no interior do Estado, e faz especialização em “Capacitação em investimentos sobre o fenômeno das drogas”, na Secretaria Nacional Antidrogas, do Governo Federal. Atualmente ele também desenvolve pesquisa de doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo sob o título Humanização e a Concepção Pedagógica Crítico Social na Saúde.

Vera Maria Ferreira e Andréa Martins Cantanhede são pesquisadoras do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

 

A Fapeam concede aos selecionados no Pape passagens aéreas para a participação dos pesquisadores em eventos nacionais e internacionais. Este ano foram destinados R$ 400 mil para o programa.

 

Valmir Lima – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *