Pesquisadores do Inpa desenvolvem a farinha do cubiu
30/08/2010 – Após descobrir que o fruto amazônico tem potencial hipoglicêmico e hipocolesterolêmico, cientistas estudam técnica para preservar substâncias durante o processo que transforma o cubiu em farinha.
A pesquisa está sendo feita pela Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde (CPCS) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que já vinha desenvolvendo diversos estudos com o fruto. Agora, os pesquisadores buscam compreender o potencial hipoglicêmico e hipocolesterolêmico que o fruto apresenta, tendo como um novo desafio o desenvolvimento da farinha do cubiu.
O estudo é realizado no âmbito do Programa de Iniciação Científica (Pibic) e conta com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
O cubiu é um fruto endêmico da região amazônica que tem um alto valor de fibras. O alimento já foi descoberto, há muitos anos pelas populações tradicionais que aqui habitavam, mas atualmente vem atraindo o interesse das indústrias de alimentos, cosméticos e medicamentos.
Ouça a reportagem completa aqui.
Por Edilene Mafra – Rádio com Ciência/FAPEAM