Pesquisadores podem se inscrever até 2 de março a membros das Câmaras de Assessoramento Científico da Fapeam
Pesquisadores interessados em integrar as Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), podem se inscrever até 2 de março para o Processo Eleitoral das Câmaras de Assessoramento Científico da Fapeam – Biênio 2026 a 2028, edital nº 001/2026. A inscrição é feita via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam).
Na Plataforma SigFapeam, há dois módulos de inscrição: Câmara de Assessoramento Científico – Pesquisa e Câmara de Assessoramento Científico – Pós-Graduação. O candidato deverá optar em qual módulo realizar sua inscrição.
O candidato elegível deve obedecer aos seguintes critérios: possuir diploma de doutor; comprovar pertencer ao quadro permanente de instituição de ensino superior ou de pesquisa com sede ou unidade permanente no Amazonas; e estar adimplente com a Fundação.
Confira o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0012026-processo-eleitoral-das-camaras-de-assessoramento-cientifico-da-fapeam-bienio-2026-a-2028/
Para a Câmara de Assessoramento Científico – Pesquisa, o interessado deve possuir produção técnico-científica nos últimos cinco anos e experiência em coordenação de projetos de pesquisa financiados por agência de fomento nacionais ou internacionais, declarada no Currículo Lattes atualizado; já para Câmara de Assessoramento Científico – Pós Graduação, deve ser professor/pesquisador credenciado em programa de pós-graduação stricto sensu, no Estado do Amazonas e credenciado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Sobre as Câmaras de Assessoramento Científico
As Câmaras de Assessoramento Científico têm como objetivo apoiar a Fundação na avaliação de mérito de projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação e de formação de recursos humanos; na proposição de mecanismos e instrumentos específicos de avaliação de programas e projetos financiados; bem como assessorar a Fundação quanto à formulação e implementação de sua política de fomento à ciência, a tecnologia e inovação.
Os membros das Câmaras não possuem vínculo empregatício com a Fapeam, sendo suas funções não remuneradas e consideradas prestação de serviço público relevante ao estado do Amazonas.
A Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa é composta por sete subcâmaras definidas pelas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas; Engenharias; Linguísticas, Letras e Artes.
São 35 membros, sendo 28 pesquisadores, eleitos entre os candidatos inscritos nos termos do Edital e da Resolução n° 005/2009-CS/Fapeam; e sete membros externos, indicados pelas instituições de ensino superior ou de pesquisa, homologados pelo Conselho Superior da Fapeam.
Já a Câmara de Assessoramento Científico de Pós-Graduação é composta por nove membros, sendo seis pesquisadores, e três membros externos.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)


























