Pesquisadores se reúnem na avaliação de Testes Rápidos em DST


24/05/2011 – Inicia nesta terça-feira, 24 de maio, o 1° Encontro de Participantes do Projeto Teste Rápido em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O evento acontece até amanhã, 25 de maio, no Hotel Amazon Golf Resort, na rodovia AM 010, Km 64, município de Rio Preto da Eva.

Durante os dois dias de encontro, representantes das instituições envolvidas mostram os resultados obtidos para melhorar as ações realizadas na área indígena, além de discutirem políticas de prevenção e o uso dos testes rápidos para sífilis e HIV no Brasil. O tema desta edição é ‘Processo Acesso Progressivo à Qualidade: Diagnósticos Seguros de Sífilis e HIV em Localidades Remotas da Amazônia’.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/158538.jpg

Projeto iniciou em 2008

O projeto, coordenado pela pesquisadora Adele Benzaken, teve início no ano de 2008, com testes em uma população de 39 mil indígenas em idade sexualmente ativa. Os primeiros testes ocorreram nos Estados do Amazonas e Roraima.

Nesse espaço de tempo, o projeto já documentou a viabilidade de custos na implementação do uso dos testes rápidos como a ferramenta de auxílio no combate às doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto já alcançou bons resultados, entre eles o estabelecimento da primeira linha de dados sobre HIV e sífilis em populações indígenas nos Estados do Amazonas e Roraima. Outro resultado positivo foi a atenção do poder público ao problema de questões relacionadas à saúde indígena.  

Para Adele Benzaken, “a decisão do Ministério da Saúde em expandir o acesso a testes rápidos para sífilis e HIV durante o pré-natal para todos os Distritos de Saúde Indígena do Brasil já é uma vitória”.

Recursos Internacionais

Esse ano a Sociedade Brasileira de DSTs conta com financiamento internacional da Fundação Bill & Melinda Gates e Organização Mundial de Saúde (OMS). No âmbito nacional, o projeto tem apoio da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), Secretaria Especial de Saúde Indígena (antiga Funasa) e Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais.

    Redação: Rafaela Vieira

Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *